A necessidade e a importância da vitamina C

Nos primeiros meses de vida, uma alimentação equilibrada e fortificada com vitaminas na dose certa é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos bebês. A vitamina C é uma delas e necessária ao bom funcionamento do organismo. Para esclarecer a respeito da importância da vitamina C para os bebês, a Agência Fiocruz de Notícias conversou com a pediatra Marlene Assumpção, do Instituto Fernandes Figueira (IFF). Qual a função da vitamina C? Em quais alimentos ela pode ser encontrada?

Marlene: A vitamina estimula o sistema imunológico, promove maior resistência às infecções, auxilia no processo de cicatrização de feridas e retarda o envelhecimento precoce. Entre as principais fontes de vitamina C estão as frutas (laranja, goiaba, limão, abacaxi, acerola, morango, caju) e as hortaliças (tomates, couve, pimentão, folhas verdes). O consumo de vitamina C durante as refeições aumenta a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando na prevenção da anemia nas crianças e adultos.

Fonte:

Brasil. Fiocruz. Fundação Oswaldo Cruz. Início. Comunicação e informação. Notícias. Vitamina C pode ser essencial nos primeiros meses de vida do bebê. São Paulo (SP), 2006.

 

Para mais informações ligue em nossa central de atendimento: 0800 200 02 02 das 08 às 22h de 2ª a 6ª, e aos sábados das 08 às 15h.