As verrugas são lesões na pele causadas por infecções virais que têm como agente causador o Papillomavírus Humano (HPV).

A doença ocorre em qualquer idade, sendo mais comum em crianças e adolescentes. Podem se apresentar de várias formas, formato e se desenvolver em várias partes do corpo.

Existem vários tipos do vírus, mas o que causa a verruga não são os mesmos que causam câncer, por isso mantenha a calma e procure por avaliação médica. Os principais locais afetados pelo HPV em crianças são as extremidades e a face.

Nas crianças, as verrugas frequentemente tendem a desaparecer espontaneamente sem que haja a necessidade de tratamentos após o período de alguns meses ou anos.

E o tratamento?

Como já citamos anteriormente, as verrugas podem desaparecer durante um período variável entre 2 a 3 anos. Mas o tratamento é importante a fim de evitar a propagação para outras partes da pele saudável ou outras crianças.

O tratamento depende exclusivamente da avaliação e indicação médica. No entanto, os métodos mais utilizados são:

  • Crioterapia: congela a verruga com nitrogênio líquido a uma temperatura baixa, método pouco doloroso e raramente causa cicatrizes.
  • Laser: o laser é outra possibilidade para remover verrugas, nesse caso é a energia luminosa que destrói a lesão.
  • Cauterização: nesse método a área afetada é queimada.
  • Cirurgia: método muito utilizado para verrugas profundas.

IMPORTANTE! À medida que as crianças crescem, tornam-se mais resistentes as verrugas.

Alô Mãe Paulistana