Varizes gera uma preocupação, medo e é uma das preocupações mais frequentes na gestação, este problema está diretamente ligada a circulação e são muitas as razões.

Entenda melhor!

Quando a mulher está grávida, o corpo produz uma quantidade maior de sangue que precisa circular pelas veias, por isso elas tendem a ficar inflamadas, acarretando o aparecimento de varizes.

Além disso, o peso do abdômen faz com que as veias se comprimam, deixando a passagem do sangue muito mais difícil.

Geralmente, as varizes surgem por volta do quarto mês de gestação e podem desaparecer após o parto.  Para as varizes já existentes, a situação tende a piorar durante a gravidez.

Na gestação costumam aparecer e se agravar por diversos fatores, inclusive: 
  • Aumento da pressão nas veias das pernas, provocado pela posição do bebê;
  • Mudança da consistência do sangue, aumentando o risco de formação de coágulos.
  • Aumento do volume de sangue a perda de tonicidade das paredes das veias;

Os principais sintomas são:

    • Dor na panturrilha ou na coxa
    • Aumento da temperatura local
    • Inchaço
    • Dificuldade de andar e/ou dor.

Com esses sintomas deve buscar atendimento médico para não ocasionar agravos na gestação.

O aparecimento das varizes também pode vir acompanhado de formigamento, sensação de peso nas pernas e, consequentemente, um cansaço maior.

É recomendado que a gestante:

Faça exercícios

Exercitar-se durante a gravidez vai ajudar o sangue a circular muito melhor no seu corpo e evitará que as varizes permaneçam após a gravidez.

Cuidado com o peso

O peso elevado é um fator agravante para o surgimento das varizes, pois quando se ganha peso, a pressão nas veias fica muito maior e a circulação do sangue fica interrompida em algumas áreas do corpo.

Tome banho com água fria

Evite tomar banho com água quente. Ducha com água fria alivia a tensão e a pressão.

Durma sobre o lado esquerdo

A razão é que a veia cava inferior se encontra no lado direito do corpo. Ao dormir do lado esquerdo, se alivia a pressão no outro lado.

Diminua o consumo de sal

O consumo excessivo de sal faz com que o corpo retenha uma maior quantidade de líquidos que contribuem com o inchaço das pernas e com a pressão nas veias que estão ao redor delas.

Opte pela meia elástica

Uma coisa que vai aliviar a pressão nas pernas é o uso de meias especiais para aumentar a circulação nas pernas. Elas são mais grossas que as meias que usamos diariamente e reativam o fluxo sanguíneo das suas pernas, ajudando a eliminar por completo as varizes.

Fonte:

JUNIOR, Newton de Barros; et al. Gestação e varizes de membros inferiores: prevalência e fatores de risco. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jvb/v9n2/04.pdf. Acesso em: 14/02/2019.