
Vamos falar sobre psoríase infantil?
- 29/10/2018
- 0
É importante saber que essa doença não é contagiosa. Por este motivo, não exclua a criança do resto da família e amigos.
O que é psoríase?
A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, não contagiosa que pode se iniciar em qualquer faixa etária. A doença é responsável por provocar lesões róseas, avermelhadas no corpo. Tem caráter hereditário, mas ainda não foi definida ao certo.
Sabe-se que a doença tem relação com o sistema imunológico da pessoa. Este sistema é afetado porque os linfócitos T, responsável por proteger o organismo, passam a atacar a pele como se fosse uma ferida ou uma infecção.
Em crianças, as lesões pode causar prejuízo psicológico e comprometimento da qualidade de vida. O fator emocional interfere nos sintomas e no controle da doença, podendo agravar o problema ou ajudar na sua recuperação.
As partes do corpo em que a psoríase aparece com mais frequência nas crianças são:
- O couro cabeludo. Possível perda de cabelo na área afetada.
- A face. Mais frequente no queixo e bochechas.
- Os cotovelos e os joelhos.
E o tratamento?
Até o momento a psoríase não tem cura. O tratamento tem como objetivo reduzir o número e a gravidade das lesões. Os medicamentos utilizados podem ser tópicos (para passar no corpo) , sistêmicos (devem ser ingeridos) ou fototerapia, terapia na qual a criança recebe luz artificial antibióticos.
FONTE:
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponivel em: http://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/campanha/. Acesso em: 29/10/2018.
Hertz Amanda. Psoríase na infância. Disponível em: file:///C:/Users/ccardoso/Downloads/v13s1a06.pdf. Acesso em: 29/10/2018.