É importante saber que essa doença não é contagiosa. Por este motivo, não exclua a criança do resto da família e amigos.

O que é psoríase? 

A psoríase é uma doença inflamatória crônica  da pele, não contagiosa que pode se iniciar em qualquer faixa etária. A doença é responsável por provocar lesões róseas, avermelhadas no corpo. Tem caráter hereditário, mas ainda não foi definida ao certo.

Sabe-se que a doença tem  relação com o  sistema imunológico da pessoa. Este sistema é afetado porque os linfócitos T, responsável por  proteger o organismo, passam a atacar a pele como se fosse uma ferida ou uma infecção.

Em crianças, as lesões pode causar prejuízo psicológico e comprometimento da qualidade de vida. O fator emocional interfere nos sintomas e no controle da doença, podendo agravar o problema ou ajudar na sua recuperação.

As partes do corpo em que a psoríase aparece com mais frequência nas crianças são:

  • O couro cabeludo. Possível perda de cabelo na área afetada.
  • A face. Mais frequente no queixo e bochechas.
  • Os cotovelos e os joelhos.

E o tratamento? 

Até o momento a psoríase não tem cura.  O tratamento tem como objetivo reduzir o número e a gravidade das lesões.  Os medicamentos utilizados podem ser tópicos (para passar no corpo) , sistêmicos (devem ser ingeridos) ou fototerapia, terapia na qual a criança recebe luz artificial antibióticos.

FONTE:

Sociedade Brasileira de Dermatologia. Disponivel em: http://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/campanha/. Acesso em: 29/10/2018.

Hertz Amanda. Psoríase na infância. Disponível em: file:///C:/Users/ccardoso/Downloads/v13s1a06.pdf. Acesso em: 29/10/2018.