Sempre se pensa que uma gestação dura 9 meses e quando engravidamos descobrimos que não funciona desse modo. E agora? como contar?

A contagem das semanas gestacionais inicia do primeiro dia da sua última menstruação. Mesmo que as chance de se ter um bebê implantado, mas é nesse momento que o seu corpo se prepara para receber o embrião.

A ovulação acontece no meio do seu ciclo menstrual, por isso deve conhecer bem o seu ciclo para saber quando irá ovular.  A maioria das mulheres com ciclo regular acontece em 28 dias e ovulam por volta do 14º dia após o primeiro dia da menstruação. Mulheres com ciclos de 30 dias , por volta do 16º dia  após o primeiro dia de sangramento menstrual e assim sucessivamente.

A concepção do embrião acontece após a ovulação, por isso que o bebê é sempre 2 semanas mais novo comparado ao número de semanas. Agora você tem uma ideia do porque as suas contas nunca batem!

Contagem por mês a mês não bate porque nem todo mês tem 31 dias. Para facilitar e entender melhor as semanas, segue abaixo exemplo de como você vai fazer essa conta:

Se você dividir 280 dias por 30, teremos 9,33 meses.

Se você está com 30 semanas, então seria, 30 (semanas) X 7 (dias) =  210 dias / 30 (quantidade de dias por mês na média) = 7 meses. Ou seja, a gestante com 30 semanas de gravidez desde a DUM está 7 meses de gravidez.

O bebê está pronto para nascer a partir de 37 semanas gestacionais, podendo se estender 42 semanas.  Após 40 semanas gestacionais o acompanhamento médico começa ser mais frequente e com 41 semanas começa a ser acompanhado também na maternidade (geralmente em dias alternados) conforme determinação médica para que não corra riscos.

Bom parto!

Programa Alô Mãe