O que é traço falciforme?

O traço falciforme (heterozigose para o gene da hemoglobina S) é uma característica hereditária nos glóbulos vermelhos do sangue, que é herdada do pai ou da mãe. Dessa forma, o traço não é doença e não requer tratamento.

O que eu preciso saber sobre o Traço Falciforme?

As pessoas com o Traço Falciforme tem uma mistura de  hemoglobina “A” (TRAÇO NORMAL “A”) e hemoglobina “S” (TRAÇO ALTERADO “S”).

A hemoglobina “A” é dominante (forte) e a hemoglobina “S” é recessiva (fraca) e é por isso que as pessoas têm Traço Falciforme.

Veja, a imagem a seguir para entender o que pode acontecer em cada gravidez:

Contudo o Traço Falciforme não causa anemia no sangue.

A sua importância está associada ao risco de nascimento de futuras crianças com anemia falciforme, assim, os portadores do traço falciforme têm o direito de serem informados através do aconselhamento genético, a respeito dos aspectos hereditários e demais condições clínicas dessa doença.

Quando um recém-nascido com traço falciforme (Hb FAS) é identificado pela triagem, os pais são orientados a realizar o exame chamado de eletroforese de hemoglobina para identificar de qual parte foi herdado, pois filhos de duas pessoas que têm Traço Falciforme podem nascer com Anemia Falciforme.

Vale lembrar que, os portadores do traço falciforme não apresentam sintomas e qualquer outra diferença física e intelectual de outras crianças.

Como é feito o exame?

Ao nascer, é realizado através do Teste do Pezinho. Este é regulamentado pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). A descoberta pode ser também pela doação de sangue que é solicitado pelo médico ou pelo paciente quando há suspeita.

Conheça também: Você sabe o que é Anemia Falciforme ???

 

Alô Mãe Paulistana