O teste de gravidez gera dúvida, medo e ansiedade a várias mulheres, isso inclui, as mulheres que desejam e não a gestação. No entanto, os principais motivos que podem fazer uma mulher adulta, jovem ou adolescente, suspeitar de que esteja grávida, o principal é o atraso da menstruação.

A partir de quantos dias de atraso menstrual posso fazer o teste? 

Nas unidades básica de saúde, o teste rápido de gravidez (TRG) é indicado para mulheres que estão em idade fértil e que apresentem atraso menstrual.

Para fazer o teste, a mulher não precisa passar por uma consulta, basta chegar em um posto de saúde e solicitar o exame.O tempo de atraso menstrual para realização do teste depende da indicação do fabricante, sendo em sua maioria igual ou superior a sete dias, quando os níveis do hormônio beta HCG já estão maiores.

O teste pode ser realizado dentro ou fora da unidade de saúde, respeitando o direito, autonomia e sigilo.  O enfermeiro e demais profissionais de saúde poderá ofertar ajuda para realização do teste rápido gestacional, se for interesse da pessoa.

Para casos em que o teste for positivo, a mulher é logo vinculada ao pré-natal, dando inicio ao seu acompanhamento de forma completa e eficiente.

IMPORTANTE SABER!

Para as mulheres que tiveram exposição à relação sexual desprotegida  podem e devem realizar testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis  (sífilis, HIV, hepatites B e C), respeitando os períodos de janela imunológica de cada teste, que exige o retorno da pessoa, após esse período, à unidade de saúde para sua realização.
• Para HIV e sífilis: 30 dias.
• Para hepatites B e C: 60 dias

BRASIL. Ministério da Saúde. Teste Rápido de Gravidez na Atenção Básica, 2013. Disponível em: <http://portalsaude.saude.
gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2012/Out/02/redecegonhatexto01_02102012.pdf>. Acesso em: 06 de nov 2018.