
Teste do reflexo vermelho (teste do olhinho)
- 08/02/2021
- 0
De acordo com Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% das deficiências visuais são evitáveis. Alguns exames são capazes de identificar precocemente possível alterações oculares, um deles é o Teste do Reflexo Vermelho, mais popularmente conhecido como teste do olhinho.
É um exame realizado no recém-nascido para rastrear alterações que podem comprometer a visão das crianças.
Quais são as alterações oculares que o teste do olhinho pode identificar?
- Cegueira ou baixa visão
- Retinoblastoma (câncer ocular que tem início na retina)
- Catarata congênita
- Glaucoma congênito
- Leucoma (córnea com aspecto branco, geralmente desenvolve após contato com doenças infecciosas – herpes ocular)
- Retinopatia da prematuridade
- Descolamento de retina
O diagnóstico precoce da maioria dessas doenças, permite o tratamento apropriado a tempo de se evitar ou minimizar a deficiência visual, e, no caso do Retinoblastoma, o risco de vida da criança.
Quem faz o teste do olhinho?
Geralmente o Teste do reflexo vermelho é realizado pelo médico Pediatra na maternidade, antes da alta do recém-nascido.
Se o teste não foi realizado na maternidade deve ser feito o mais breve ainda no primeiro mês de vida com pediatra ou oftalmologista.
O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja parte do exame neonatal e no decorrer
das consultas pediátricas de rotina, pelo menos, duas a três vezes ao ano, nos três primeiros anos de vida. Desta forma, o Teste do Reflexo Vermelho é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como, uma vez detectada qualquer alteração, o encaminhamento do neonato para diagnóstico e conduta em unidade especializada.
Referência
Sociedade Brasileira de Pediatria. Documento Científico – Grupo de Trabalho em Oftalmologia Pediátrica. Teste do reflexo vermelho. Nº 1, Setembro de 2018. < Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/__20958d-DC_No1_set_2018-_Teste_do_reflexo_vermelho.pdf> Acesso em 06/02/2021