Teste da Linguinha

O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua. O método avalia alterações no frênulo, pequena membrana localizada embaixo da língua que a conecta com o assoalho da boca. Este  responsável por comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.

Como é feito do teste?

O teste é realizado por profissional da área da saúde habilitado, como por exemplo, o fonoaudiólogo. Para realizar o exame, o profissional eleva a língua do bebê para verificar se a língua está presa ou não. Para realização do exame não existem contraindicações.

Recomenda-se que a avaliação seja feita nas primeiras horas de vida do bebê, ainda na maternidade.  Lembrando: o quanto antes for avaliado, melhor será para a criança.

O teste segue a mesma sequencia dos outros testes ( teste do pezinho e da orelhinha). Portanto, ele é oferecido gratuitamente pelo SUS.

Quando a cirurgia é indicada?

Há vários níveis de língua presa, por isso, é importante saber o grau (conhecido como pontuação) para indicação da cirurgia.  Quando necessário, o procedimento é simples. Pasta um pique (um corte pequeno no frênulo) para corrigir o problema.

O procedimento pode ser realizado por um dentista, otorrinolaringologista, ou cirurgião plástico, leva aproximadamente de 10 minutos e geralmente não precisa de anestesia (uma pomada anestésica basta).

Alô Mãe Paulistana