A criança de 0 a 2 anos de idade encontra-se na fase oral, onde a cavidade bucal é o meio de interação da criança com o mundo exterior.

O hábito da sucção não nutritiva (uso de bicos e chupetas) nessa fase é algo muito comum, porém oferece grandes desvantagens para crianças.

O uso de chupetas tem sido associado á menor duração do aleitamento materno exclusivo, e também ao desmame precoce entre 12 e 24 meses de idade.

Por esse motivo nesse artigo destacaremos algumas técnicas para os bebês largarem  a chupeta e assim aumentar a chance de permanecer no aleitamento materno por mais tempo.

É importante compreender o motivo pelo qual está oferecendo uma chupeta a criança.

Talvez o uso da chupeta seja um sinal de que a mãe está tendo dificuldades na amamentação ou de que tem menor disponibilidade para amamentar.

Primeiro passo então é procurar ajuda  de um profissional de saúde para lhe auxiliar com técnicas adequadas do aleitamento materno.

Mas muitas vezes é oferecido a chupeta por outros motivos, para acalmar nos momentos de irritação e estresse e episódios de cólicas nos recém-nascidos.

Meu filho (a) já usa a chupeta, e agora como faço para tirar?

De acordo com o Ministério da Saúde a retirada da chupeta deve ser feita até os 3 anos, porém o ideal seria a retirada gradual a partir dos 2 anos.

• Ofereça a chupeta somente em situação de tensão emocional para consolo ou durante o período do sono.
  • Evitar uso do acessório na escola, nos passeios ou em casa, para que a criança se liberte aos poucos da dependência emocional. Faça atividades e brincadeiras para distração.
  • Trabalhe a redução do tempo de uso gradual.
  • Converse com a criança, prepare-a para o processo, para que assim não necessite do uso do acessório.

O mais importante é que a retirada da chupeta não seja traumática. Os pais precisam avaliar o momento da criança antes de iniciar o processo.

E havendo grande dificuldade é sempre bom solicitar ajudar profissional de um odontopediatra.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica. Saúde da Criança: aleitamento materno e alimentação complementar. 2 edição. Brasília, 2015. <Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf>

Revista Saúde. Odontopediatra: uso de chupeta. Agosto, 2018. < Disponível em https://rsaude.com.br/bauru/materia/odontopediatria-o-uso-de-chupeta/16352>