A rolha Schroeder, mais conhecida como Tampão mucoso, é o muco que se produz no colo do útero durante toda gestação.  Na reta final da gestação, o organismo da gestante começa a dá sinal de que o trabalho de parto está bem perto .

O tampão mucoso, tem aspecto de muco e é produzido no colo do útero desde o início da gestação. Tem como função proteger o próprio útero, impedindo o acesso de bactérias.

A saída da rolha Schroeder (nome científico que damos ao tampão), acontece quando o colo do útero está entrando em processo de dilatação, onde logo virão as contrações que antecipam o parto.

O Tampão mucoso é incolor, e se assemelha ao catarro, branco, rosado ou a uma clara de ovo, podendo ter sua consistência mais sólida durante o período que protegerá o útero. Contudo, é importante saber  que o tampão mucoso não é igual para todas as gestantes, pois cada mulher o produz de uma forma. Muitos relatam que ele é parecido com um corrimento, porém mais espesso.

Pode ter coloração esbranquiçada, rosa, marrom ou vermelha. Podendo haver vestígios de sangue, por ser uma região bastante vascularizada.

Existem mulheres que pularão esta etapa, outras que sairá apenas pequenos pedacinhos da mucosa, e outras terão grandes pedaços do tampão presentes em sua calcinha.

A partir do momento em que o Tampão mucoso sai, a qualquer momento pode acontecer o momento do parto, mas não significa que tenha que ser imediatamente.

Pode ser que demore 1 dia, 5, 10 ou até 15 dias, pois tudo irá depender de como se encontra a dilatação, as contrações, a mãe e o bebê.

Fique atenta a tudo que acontece com o seu corpo, pois a qualquer momento o seu bebê pode chegar, já estamos quase no final desta gestação.

Fonte:

FRASER, Diane M.Fraser; COOPER, Margaret A. Assistência Obstétrica: um Guia Prático para Enfermagem. 1ª ed. São Paulo: Elsevier.