Dias antes do parto poderá sair por sua vagina um muco grosso amarelado, como clara de ovo, com rajas de sangue, o tampão mucoso. Este é um sinal de que o parto pode estar próximo.

O tampão mucoso é uma substância espessa que fecha o colo do útero durante a gravidez, como se fosse uma rolha, bloqueando o canal de entrada para o útero. Ele tem função de proteger a gestação e impedir a entrada de micoorganismos no útero durante a gestação.

No final da gravidez, é comum que o tampão seja expelido, o que causa ansiedade em muitas grávidas. A saída dele não quer dizer que você já está em trabalho de parto, somente que já houve uma pequena dilatação no colo do útero, mas o trabalho de parto pode começar em horas, dias ou até semanas após.

O aspecto do tampão é de uma “geléia”, espesso e sua cor pode variar desde transparente a amarelado ou rosado. Pode conter algumas raias de sangue.

A perda do tampão mucoso sugere apenas proximidade da data do parto, não sendo critério para ir à emergência.

 

Fonte

Caderneta da Gestante – ministério da Saúde. https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/Treinamento_Multiplicadores_Coordenadores/Caderneta-Gest-Internet(1).pdf

BVS Atenção Primária em Saúde https://aps.bvs.br/aps/qual-o-periodo-limite-de-uma-gestacao-houve-alguma-alteracao-recente/