O tabagismo é considerado um grave problema de saúde pública, sendo vista como uma das principais causas de doença e morte no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo é conhecido como uma dependência química que expõe os indivíduos a inúmeras substâncias tóxicas.

O número de gestantes que fumam vem aumentando ao longo dos anos. Sabe-se que o hábito de fumar na gravidez não é prejudicial somente à mãe, mas também ao bebê.

Fumar durante a gravidez?

O uso do cigarro na gestação traz sérios riscos para a gestante como também aumenta o risco de mortalidade fetal e infantil: estes riscos se devem, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina. O uso do cigarro durante a gestação pode levar a sérios, tais como:

Para o bebê:

  • Baixo peso ao nascer;
  • Retardo de crescimento do feto;
  • Partos prematuros;
  • Mortes fetais e de recém-nascidos;

Para a mãe:

  • Abortos espontâneos;
  • Gravidez tubária;
  • Deslocamento prematuro da placenta;
  • Placenta prévia;
  • Episódios de sangramento.

Assim como a nicotina atravessa a barreira placentária e se concentra no líquido amniótico, também pode atravessar barreiras e se concentrar no leite materno, prejudicando o recém-nascido. Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar em poucos minutos, os batimentos cardíacos fetais, devido ao efeito da nicotina sobre o aparelho cardiovascular do feto.

O que é fumante passivo?

Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos não fumantes. Segundo o INCA o tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo.

ALERTA! Crianças que convivem com fumantes tem um risco mais alto de desenvolverem asma, tosses, gripes, além da morte súbita, meningite e otite.

Como parar?

Hoje, grande parte da população têm consciência dos efeitos negativos do fumo. Apesar disso, não é nada fácil abandonar o costume, mas o importante é buscar ajuda.

Existe tratamento gratuito para parar de fumar?

Sim. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para os fumantes. Procure centros/postos de saúde ou a Secretaria de Saúde do seu município para informações sobre locais e horários de tratamento.

FONTE:

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Um período e um processo. Disponível em: https://ead.inca.gov.br/course/view.php?id=114 . Acesso em: 06/03/2019.