Quanto o meu bebê tem que mamar no dia?

0
86

É recomentado pelo ministério da saúde que a criança seja amamentada sem restrições de horários e tempo de permanência na mama nos primeiros meses de vida. Isso é chamado amamentação em livre demanda.

Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com freqüência e sem horários regulares. Fique tranquila, isso vai se adequando conforme o tempo. O leite materno é bastante absorvido pelo corpo do bebê e como seu estômago é pequeno faz com que mame com mais frequência.

Como saber se o bebe esta sendo bem alimentado?

  • Seio estiver vazio após as mamadas.
  • Apresentar mais de 5 fraldas de urina ( xixi) por dia
  • Aumento de peso
  • Períodos de sono regulares e tranquilos.

Importante: Sentir a mama vazia, saiba que o seu leite tem 2 tempos e é necessário esvaziar para boa nutrição do bebe.

É normal as vezes o bebê soltar a mama, o ato de mamar cansa. O ideal é tentar retomar a amamentação por algumas vezes, mas se o bebe não quiser, não precisa forçar. Se caso o bebe sinta fome, menos de 30 minutos, volte para mesma mama.

Quanto que o bebê mama por dia?

Não tem uma regra, em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de 8 a 12 vezes ao dia. Muitas mulheres, principalmente as que estão inseguras e as com baixa autoestima, costumam interpretar o comportamento normal, como o choro, um sinal de fome do bebê, leite fraco ou pouco leite, o que pode resultar na introdução precoce e desnecessária de suplementos.

Saiba que o bebê chora também por:

  • Adaptação do ambiente
  • Frio ou calor
  • Fralda suja
  • Colo (pois ele não se sente seguro sozinho)

O tamanho da mama pode influenciar?

O tamanho das mamas pode exercer alguma influência no número de mamadas da criança por dia, mas não tem relação com a produção de leite, ou seja, o que muda é a capacidade de armazenamento, pois todo tipo de mama tem a capacidade de produzir o mesmo volume de leite em um dia.

  • As mulheres com mamas mais volumosas têm uma maior capacidade de armazenamento de leite e por isso podem ter mais flexibilidade com relação à freqüência das mamadas
  • As mulheres com mamas pequenas podem necessitar amamentar com mais freqüência devido a sua pequena capacidade de armazenamento do leite.

Enfermeira Orientadora Mariana de Santana Galhasso do Programa Alô Mãe.

Fonte:

SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Disponível http://www.sbp.com.br/src/uploads/2012/12/am_e_ac1.pdf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here