A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle da cabeça a partir do terceiro mês de vida. O desenvolvimento motor da criança ocorre da cabeça para os pés. Assim que o bebê nasce, não consegue controlar os músculo do pescoço e precisa de ajuda para sustentar a cabeça.

Quando acontece?

Esse tipo de habilidade ocorre aos poucos, ao longo dos seis primeiros meses de vida. A partir do terceiro mês já é esperado que a criança consiga manter a cabeça ereta. Não existe uma idade especifica. É comum variações de criança para criança.

O que os pais podem fazer para estimular o desenvolvimento motor de uma criança?

É importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento e observem se os bebês estão demorando muito tempo para atingir as etapas motoras nas idades esperadas. Se notar alguma diferença, fale com o medico responsável pelo desenvolvimento da criança.

Ofereça um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, procure:

    • Deixar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar;
    • Ofertar brinquedos próprios para a idade, como chocalhos e bichinhos de borracha ajudam no seu desenvolvimento;
    • Cantar músicas infantis e ler histórias ajuda na relação pais-bebês e contribui para o estimulo motor.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Pediatria. Caderneta de Saúde da criança: Instrumento de promoção do desenvolvimento. Disponível em: http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/caderneta-de-saude-da-crianca-e-do-adolescente-instrumentos-de-vigilancia-e-promocao-do-desenvolvimento/. Acesso em: 17/12/2018.