Os repelentes indicados para crianças de 6 meses até 2 anos de idade são aqueles à base de IR3535. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Brasil) limita o uso do repelente para crianças acima de 6 meses de idade.

Produtos à base de DEET (N-dimetil-meta-toluamida ou N,N-dietil-3-metilbenzamida) não devem ser usados em crianças menores de 2 anos. Em crianças entre 2 e 12 anos, a concentração deve ser no máximo 10% e a aplicação deve se restringir a 3 vezes por dia.

É indicativo o uso do IR3535 para crianças acima de 6 meses e do DEET, Icaridina e óleo de citronela para crianças acima de 2 anos.
O quadro abaixo resume alguns dos produtos disponíveis no mercado brasileiro.

Fonte: ANVISA, 2015

A medida mais importante para prevenir a infecção por Zika e outras doenças relacionadas (ou seja, dengue e chikungunya) é evitar picadas de mosquitos. Diante de sinais como febre, olhos avermelhados, coceira, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos e indisposição procure ajuda médica com urgência.

Fonte:Brasil. Biblioteca Virtual em Saúde. Telessaúde. Disponível em: http://aps.bvs.br/aps/qual-o-repelente-mais-indicado-para-criancas-de-6-meses-a-2-anos/. Acesso em: 05/01/2019.