O terceiro trimestre, essa é a fase que a gestante por vezes tem dúvidas do tipo: Como saberei se está próximo o meu parto? Quais são os sinais e sintomas? 

Várias são as mudanças no organismo da gestante que provoca ansiedade e medos. O mais importante é ficar tranqüila e observar os sinais e sintomas de trabalho de parto. 

Abaixo listamos algumas alterações que podem indicar os sinais de trabalho de parto. 

  • As contrações de Braxton-Hicks (contrações de treinamento) passam a ser mais freqüentes, possibilitando assim que o bebê fique encaixado na pelve. 
  • A saída do tampão mucoso em virtude do colo uterino perder parte da resistência, se tornando mais fino e assim iniciando pequena dilatação. O tampão mucoso tem um aspecto gelatinoso, pode ser amarelado, amarronzado, rosado com pequenas raias de sangue. Geralmente a sua saída indica que está próximo o trabalho de parto. 
  • As contrações passam a ser mais fortes e com ritmo, cerca de 2 ou mais contrações em 10 minutos com duração acima de 25 segundos, acompanhado de cólica, dor lombar, sensação de pressão no períneo.

Normalmente esses sinais começam a aparecer a partir de 38 semanas quando o seu bebê fica pronto para nascer. 

Importante! 

Se nessa fase perceber a saída de líquido pela vagina que molhe a roupa, pode ter ocorrido o rompimento da Bolsa das águas. Nesta situação, mesmo que não apresente contrações deve procurar a maternidade imediatamente. 

 

Referências 

Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco. Série A. Normas e Manuais Técnicos Cadernos de Atenção Básica, n° 32. Brasília, 2012. 

 

LCABRAL, A.C.; REIS, Z.N; PEREIRA, A.K.; LEITE, H.V.; REZENDE, C.A.L. Guia de Bolso de Obstetrícia, 2010. EDITORA ATHENEU.