Programa Municipal para Pé torto congênito

0
127

Você sabia que através do ALÔ MÃE as crianças com Pé torto congênito saem das maternidades com consulta especializada agendada?

O Programa Municipal para Pé torto congênito do Hospital menino Jesus disponibiliza tratamento completo com uma equipe multiprofissional. Até pouco tempo esse procedimento acontecida com cirurgias de grande porte, hoje com o método Ponseti, o tratamento é realizado com uso de gessos, evita essas grandes cirurgias e com isso as crianças têm respondido melhor ao tratamento. Por isso a importância de não faltar nas consultas agendadas.

O que é Pé torto congênito?

É uma malformação que acontece um conjunto de deformidades dos pés do recém-nascido, como:

• Equinismo (quando os pés ficam voltado para baixo)
  • Varismo (apresentam curvados para dentro)
  • Cavismo (arco dos pés bem acentuado)

Suas causas não sabem estabelecidas, podem ser genéticas e ambientais (a posição dos pés dentro do útero).

O diagnóstico

Muitos casos são verificados no ultrassom durante o pré-natal e outros acontecem na maternidade, onde já saem com a consulta especializada agendada..

O tratamento

No hospital menino Jesus o tratamento é realizado nas primeiras semanas de vida,  é colocado gesso longo (da coxa até o pé) com o joelho em ângulo reto. O tempo de tratamento vai conforme a necessidade da criança e esse procedimento geralmente é suficiente para correção do problema.

Se o tratamento não for realizado corretamente pode acontecer:

• Incapacidade do movimento
  • Não ter o apoio correto dos pés

Conheça também sobre o Programa Municipal para Fissura Lábio Palatina, Programa Municipal de Displasia do desenvolvimento do quadril e o Programa Municipal para Hipospádia.

Programa Alô Mãe