A fissura labiopalatina é a malformação mais comum diagnosticada nos recém-nascidos. É resultado da falha na formação dos processos faciais que ocorrem entre a 4ª e a 12ª semana da gestação. A origem da malformação está relacionada com fatores genéticos.

Existem também alguns fatores de risco que podem estar envolvidos com a malformação, como: carências de vitaminas, etilismo e o tabagismo.

No Brasil, cerca de 0,19 á 1,54 casos a cada mil nascidos vivos.

As fissuras lábio palatina são classificados conforme a sua localização: fissuras labiais, fissuras palatinas, fissuras labiopalatinas e fissuras raras da face. Podendo ser completa, incompletas, uni ou bilaterais.

Principais Alterações

  • Fala
  • Dificuldade para alimentação
  • Facilita infecções no ouvido
  • Prejudicada a arcada dentária
  • Alterações da respiração

Tratamento

O tratamento envolve o acompanhamento com equipe interdisciplinar: médico, cirurgião, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicólogo e assistente social.

A partir dos anos 1990, ocorreram as primeiras iniciativas de atenção à pessoa com Fissura Lábio Palatina no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), único hospital pediátrico da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo e integrado à rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incorporou tecnologias e tornou-se altamente especializado em malformações congênitas, atendendo praticamente todas as crianças nascidas com essa deformidade nas maternidades públicas da cidade de São Paulo.

Com a integração entre as maternidades e o Hospital Menino Jesus e a criação de modelos baseados em linhas de cuidado, os recém-nascidos e as crianças atendidas pelo SUS têm acesso garantido a um tratamento precoce, integral e de qualidade.

Saiba mais sobre o programa entrando em contato conosco. Nossa equipe está á disposição no 0800-200-0202 de segunda á sexta das 8h ás 20h e aos sábados das 8h ás 17hs

 

* Programa disponível para os munícipes de São Paulo.

 

Referências

ALMEIDA, AMFL; CHAVES, SCL; SANTOS, CML; SANTANA, SF. Atenção à pessoa com fissura labiopalatina: proposta de modelização para avaliação de centros especializados, no Brasil.

SAÚDE DEBATE, V. 41, N. ESPECIAL, P. 156-166, MAR 2017.

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/press-releases/Paginas/Hospital-Municipal-Infantil-Menino-Jesus-dobra-atendimento-%C3%A0s-malforma%C3%A7%C3%B5es-cong%C3%AAnitas-mais-frequentes-na-inf%C3%A2ncia.aspx Acesso em 05/09/2020