Nos últimos três meses da gestação a maioria dos bebês se coloca de cabeça para baixo. Ele tem o próprio ritmo de dormir e acordar e começa a dar sinais de querer nascer, com o surgimento das primeiras contrações.

De 27 a 30 semanas ele pode pesar 1 kg e medir cerca de 32 cm. Já percebe a luz fora do útero, abre e fecha os olhos. Escuta e identifica vários sons, como vozes e músicas, e pode se assustar com barulhos altos e repentinos.

O espaço dentro do útero vai ficar cada vez mais apertado. Com 32 semanas já pesa 2 kg. Sua pele fica coberta por um tipo de creme branco, o vérnix, que traz proteção e o ajudará a se deslizar pelo canal do parto.

Ele já está todo formado, mas não está maduro.

Falta pouco: é preciso ter paciência para esperar o tempo certo de nascer. A natureza sabe o melhor momento! Antecipar o parto sem necessidade é prejudicial para você e seu bebê.

Observar os movimentos do bebê é uma forma de saber se ele está bem. Algumas vezes, no final da gravidez, pode ser mais difícil você perceber esses movimentos.

Quando tiver dúvida, faça o seguinte exercício: coma alguma coisa, deite de seu lado esquerdo por meia hora em um ambiente tranquilo, coloque a mão na barriga e marque cada vez que o bebê se mexer.

Em caso de dúvida ou se ele se mexer menos que 3 vezes em cada período de meia hora, procure o serviço de saúde.

Não se preocupe se em algum período ele não se mexer, pois pode estar dormindo. Neste caso, repita o exercício depois de uma hora.

 

Fonte:

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Mulher. Caderneta da Gestante. http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderneta_gestante.pdf