Porque se deve medir a altura uterina nas consultas ?

0
1786

A altura uterina é usada para avaliar o crescimento do bebê intra útero. Essa medição é realizada com uma fita métrica comum, medindo todo corpo uterino, iniciando do osso da região púbica até o fundo do útero.

Quando iniciar o procedimento ?

Esse procedimento começa a ser realizado por volta de 16 semanas e em alguns casos com 20 semanas, pois é nessa idade gestacional que o útero encontra-se acima do osso pélvico e chegando a altura do umbigo.

Pra que serve ?

Serve para avaliar se o crescimento fetal esta adequado conforme as semanas gestacionais, e também, se a quantidade de líquido amniótico está apropriada. Ou seja, bebês com baixo peso ou com menos líquido do que esperado geralmente possuem uma altura inferior ao esperado.

Por sua vez, bebês com peso excessivo ou líquido amniótico aumentado, possuem uma altura superior ao normal.

De acordo com cada semana gestacional estima-se a normalidade dessa altura uterina e, com isso, podemos fazer a suspeita diagnóstica de normalidade ou não.

Tolerância da medição

Na medida da altura uterina, há uma margem de tolerância de dois centímetros para mais ou para menos. Caso o número obtido não se encaixe no esperado, o médico deverá pedir um ultrassom para verificar se está tudo bem com a gestação.

Importante dizer que em casos de gestações múltiplas, sempre se espera uma altura uterina superior de uma gestação única.

Enfermeira Orientadora Alô Mãe Paulistana Mariana S. Galhasso.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here