A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus que vive no intestino. Comum em crianças menores de quatro anos, mas também pode ocorrer em adultos.

Nos casos graves, o individuo está sujeito a paralisias musculares, onde os membros inferiores são os mais atingidos.

Quais os sintomas?

A poliomielite pode levar a morte, mas a maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sintomas, deixando a doença passar despercebida. Consequentemente, a maioria dos casos apresenta o tipo não-paralítico da doença, em que a pessoa não manifesta nenhum sintoma.

A principal causa da poliomielite é a falta de saneamento básico. Com isso, as comunidades menos favorecidas têm um maior risco de contrair o vírus.

A transmissão ocorre principalmente pela água não tratada, alimentos mal lavados, além das fezes e secreções dos contaminados (espirro, tosse, saliva, etc.).

Quando os sintomas podem ser confundidos com os sintomas da gripe e também costumam durar de um a dez dias, são eles:

  • Dor na garganta e na cabeça
  • Vômitos
  • Febre
  • Mal-estar
  • Dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores)
  • Meningite

A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente– VOP (gotinha).

E o tratamento?

 Não há tratamento específico. Todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, fazendo tratamento de suporte, como fisioterapia, por exemplo.

Cuidados gerais como repouso rigoroso nos primeiros dias, reduz a taxa de paralisias.

Os nossos enfermeiros estão disponíveis para esclarecer todos as dúvidas.

FONTE:

  1. Ministério da Saúde. Portal. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/poliomielite. Acesso em: 22/11/2018.
  2. Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/poliomielite-sintomas-transmissao-e-prevencao. Acesso em: 22/11/2018.