O que é?

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas.

As pneumonias são responsáveis por cerca de 20% da mortalidade mundial em crianças abaixo de 5 anos de idade. No Brasil, ocorrem cerca de 4 milhões de casos anuais em crianças.

Sinais e sintomas

  • Tosse
  • Febre
  • Alteração da frequência respiratória (respiração curta e rápida), esforço para respirar.
  • Cansaço e sem vontade de brincar
  • Dor no peito
  • Falta de apetite

Diagnóstico

O diangnóstico é realizado através do exame clínico, exames laboratoriais e de imagem.

Tratamento

O tratamento é realizado de acordo com a conduta médica com a prescrição de antibioticoterapia específica para combater o agente causador.

Dependendo da condição de saúde anterior da criança, a idade, e condição atual, é avaliado a necessidade de internação hospitar ou não para tratamento.

Crianças menores de 2 anos, que apresenta sinais de insuficiência respiratória, baixa saturação de oxigênio no sangue e ou não toleram receber medicação via oral, são elegíveis para receber tratamento em ambiente hospitar.

Prevenção

Desde 2010, o Ministério da Saúde oferece no Programa Nacional de Imunização a vacina Pneumocócica 10 valente. As crianças são vacinadas em 3 doses: aos 2 meses, 4 meses e reforço aos 12 meses. A vacina, além de prevenir contra a pneumonia, também imuniza as crianças contra problemas como otite, meningite e infecções causadas pelo Pneumococo.

 

Referências

Nascimento-Carvalho CM. Pneumonia adquirida na comunidade em crianças: as evidências mais recentes para um manejo atualizado. J Pediatr (Rio J). 2020;96(S1):29-38 < Disponível em https://www.scielo.br/pdf/jped/v96s1/pt_0021-7557-jped-96-s1-0029.pdf> Acesso em 21/11/2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Blog da Saúde. Saiba como reconhecer alguns sintomas comuns da pneumonia em crianças, 14 de Dezembro de 2016 < Disponível em http://www.blog.saude.gov.br/index.php/52104-saiba-como-reconhecer-alguns-sintomas-comuns-da-pneumonia-em-criancas> Acesso em 21/11/2020.