O Coloboma Auris, também conhecido como fístula pré – auricular ou sinus pré – auricular é uma má formação congênita que se caracteriza por um pequeno orifício na orelha. O orifício quase sempre é ovalado com um ou dois milímetros.

A alteração é muito comum à direita, pode estar associado à predisposição familiar e ocorrer bilateralmente. No entanto, o orifício é assintomático (não apresenta sintomas), mas que requer acompanhamento médico para que seja mais bem avaliado.

Os sintomas geralmente são discretos, por vezes a criança nada sente. A atenção dada a este furinho, e que com o passar dos dias ele pode infecciona-se e a região apresentar vermelhidão (hiperemiado), dor, e ás vezes febre e secreção com odor fétido pelo orifício.

Isto ocorre pela profundidade que esta área possui e pela dificuldade em mantê-la sempre limpa. Por isso, para alguns casos ocorre a indicação de procedimento cirúrgico de reconstituição.

O diagnóstico é exclusivamente clínico. Não existe nenhum exame para fazer. Geralmente o responsável pela criança observa os sintomas (explicados acima) e no exame físico o médico constata o pequeno orifício ovalado na região pré-auricular.

Em situação de infecção, é necessário fazer o uso de antibióticos para tratar e, caso haja necessidade, anti-inflamatório e analgésico, até que o quadro regrida completamente.

A única opção para o tratamento definitivo é a cirurgia. Na dúvida, consulte o médico.

Leia também:  Otite média: O que é?

Alô Mãe Paulistana