O cálculo renal conhecimento popularmente como “pedra nos rins” é muito frequente nas gestantes. Isso acontece porque durante a gestação, ocorrem alterações fisiológicas e anatômicas em todo o trato urinário. Os rins são deslocados cranialmente pelo feto, além de aumentarem de tamanho em cerca de um centímetro.

A dilatação dos rins é uma alteração marcante da gestação e ocorre por volta da sétima semana de gestação em cerca de 90% das gestantes, e costuma permanecer por até seis semanas no pós-parto. Tal dilatação predispõe para o surgimento do cálculo renal e infecções urinárias.

A presença do cálculo renal em si durante a gestação não requer medidas adicionais, apenas o seguimento do pré-natal normal.

Mas a cólica renal pode trazer repercussões importantes para gestante, além do sofrimento para a mulher, maior risco de amniorrexe prematura (rompimento da bolsa) e parto prematuro. Nessa situação há necessidade de tratamento.

A cólica renal acontece quando o cálculo migra de um local para outro, causando obstrução em algum ponto do trato urinário. A dor não é causada pela presença do cálculo diretamente.

Sintomas clássicos

· Dor lombar em cólica

· Urina com coloração avermelhada, presença de sangue na urina.

· Infecção urinária

· Contrações uterinas intensas.

Tratamento

Após identificar um ou mais dos sintomas comentados é importante passar em avaliação médica imediatamente para que seja indicado tratamento adequado.

Prevenção

– Aumento do consumo de água, suco de fruta cítrica como laranja, limão, pois são ricos em citrato (substância que inibem a formação de cálculos)

– Redução do consumo de sal e alimentos industrializados, embutidos, enlatados e condimentos.

– Redução do consumo de carnes vermelhas, vísceras e miúdos.

 

Referência

KORKES F, RAUEN EC, HEILBERG IP. Litíase urinária e gestação. Jornal Bras Nefrologia 2014; 36(3): 389-395.

Telessaúde Brasil Redes. Respostas baseadas em evidência para problemas da atenção primária. Como prevenir cálculo renal? Disponível em: https://aps.bvs.br/aps/como-prevenir-calculo-renal/. Acesso em 05/09/2020.