
Parto com fórceps
- 06/12/2018
- 12
O fórceps é um instrumentos empregado na obstetrícia para auxílio no nascimento do feto durante o parto. O instrumento não é muito bem visto por muitos profissionais que defendem o parto humanizado, pois pode causar lesões da mãe e no bebê.
Mas é importante saber que, quando bem utilizado, assim como qualquer outra ferramenta médica, pode salvar vidas.
Quando é usado?
Em casos que há sofrimento fetal e/ou risco de morte para a gestante. Mas, para usá-lo também é preciso que a gestante já esteja no período expulsivo do trabalho de parto, ou seja, durante a contração uterina, simultaneamente aos esforços de expulsão pela mãe.
O instrumento exige indicação obstétrica precisa e conhecimento sobre o mesmo, portanto o profissional deve ter experiência individual em parto instrumentado.
As três maiores indicações obstétricas para uso do fórceps, são:
(1) prolongamento do segundo estágio do parto;
(2) condição fetal não tranquilizadora;
(3) doença neurológica ou cardiológica da mãe.
As indicações fetais incluem o prolapso de cordão umbilical, o sofrimento fetal agudo e a cabeça derradeira insinuada no parto pélvico.
Para ser usado o fórceps, são necessários alguns outros pré-requisitos no trabalho de parto:
- Anestesia local na gestante;
- Grávida com a bexiga vazia;
- Dilatação completa;
- Bolsa estourada;
- Bebê com a cabeça posicionada corretamente;
- Proporção aceitável entre a cabeça do bebê e a pelve da mãe;
- Cabeça do bebê “coroando”, como já dissemos;
- Episiotomia na gestante.
Antes da escolha do parto fórcipe deve-se comunicar a mãe, e esclarecer à mulher o que será feito, tranquilizando-a em relação ao procedimento e reafirmar a necessidade para o bem estar dela e do bebê.
Após o parto, efetua-se a revisão criteriosa do canal de parto, em busca de lacerações. Em seguida realiza-se a sutura das lacerações (episiorrafia). Realizar toque retal ao final dos procedimentos, com o intuito de confirmar a integridade das estruturas, a ausência de transfixação do reto com pontos de sutura e após ter atenção redobrada devido ao risco de hemorragias.
Fonte:
Ministério da Saúde. Biblioteca virtual em saúde do Ministério da Saúde. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd04_11.pdf
Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul. Disponivel em: http://www.portalmedico.org.br/pareceres/crmrs/pareceres/2009/11_2009.pdf.
Adriele Santos
Olá. Não teve condições de ter um parto normal,no sétimo mês comecei ter contrações procurei a maternidade três vezes com fortes dores ,não fizeram nada além de fazer exames de toque que mim deixou com fortes dores em umas das minhas pernas. Procure outro pronto socorro me medicara e falaram que eu estava em trabalho de parto prematuro se as dores voltasse pra procurar um hospital especializado para parto prematuro. As contrações passará mais me sentia muita casada não conseguia dormir a noite, todos os exames deram ok. Até o fim do oitavo mês procurei a maternidade não está sentindo nenhuma dor nei perda de liquido estava bastante casada , cheguei lá decidiram fazer o parto me deram medicamentos estoraram minha bolsa a partir desse momento acabou todas minhas forças, tentaram parto normal mas não tive mais condições então resolveram fazer esse tipo de parto nao nos avisaram machuram minha bebê o rosto e toda a cabeça dela. Fiquei sentido fortes dores lombar minha recuperação demorou uns três meses quase tive uma depressão fiquei com traumatizada minha vida sexual foi totalmente destruída me sinto aberta . Falta de respeito pra um momento de fragilidade de nós mulheres. Minha bebê está com um ano já agendei várias consultas no dia não consigo ir para realizar os exames de rotina.
Alô Mãe Paulistana
Olá Adriele Santos,
Sentimos muito pelo trauma gerado durante o seu parto.
Conforme está descrito no nosso artigo o parto fórceps quando é bem empregado pode salvar vidas. Porém deve ser praticado por um profissional treinado, e o procedimento deve ser comunicado a mãe ou acompanhante.
Como esse evento te causa sofrimento emocional até os dias atuais, é importante buscar apoio psicológico para lhe ajudar no enfrentamento.
Qualquer dúvida estamos á disposição no 0800-200-0202 de segunda á sexta das 8h ás 20h e aos sábados das 8h ás 17hs.
Equipe Alô mãe.
Saionara
O fórceps pode ser usado por qualquer médico,ou tem que ser necessariamente obstetra?
Alô Mãe Paulistana
Boa tarde Saionara, O parto Fórceps é indicado quando há ameaça do bem-estar materno e/ou fetal, e o profissional que o utiliza o equipamento é o que está habilitado para realizar partos, seja o obstetra ou outro profissional com competência para tal. Se preferir entre em contato conosco no 0800 200 02 02 de segunda a sexta das 08:00 às 22:00 e aos sábados das 08:00 às 20:00 ou no CHAT: https://alomae.prefeitura.sp.gov.br/ Agradecemos a mensagem e ficamos no aguardo do seu contato. Equipe Alô Mãe.
Elisabeth
Tive meu bebê dia 04/06/18 nasceu e não chorou não sei dizer se já estava morto foi um Parto muito difícil fizeram o uso de forseps. Mas omitiram no prontuário. E não fui informada antes
Alô Mãe Paulistana
Boa tarde Elisabeth, o parto fórceps pode ocorrer devido a necessidade de intervenção no momento do parto, e isso é decidido pela equipe no momento, é necessário devido sofrimento fetal ou as condições de saúde da gestante, e em geral tudo ocorre no atendimento é anotado no prontuário do paciente e conversado com paciente ou acompanhante sobre. Orientamos procurar o serviço social do Hospital para averiguar e comunicar a ocorrência. Se preferir entre em contato conosco nos 0800 200 02 02 de segunda a sexta das 08:00 às 22:00 e aos sábados das 08:00 às 20:00 ou no chat: https://alomae.prefeitura.sp.gov.br/ e converse com um de nossos enfermeiros. Agradecemos a mensagem e ficamos no aguardo do seu contato.
Marlene
Eu tive uma bb no dia 16 de maio de 2016 e tive parto focipe e so soube quando mi entregaram a alta q eu li
Alô Mãe Paulistana
Olá Marlene, boa tarde! Agradecemos a mensagem e parabenizamos pelo nascimento da sua criança. O parto Fórceps é indicado quando há ameaça do bem-estar materno e/ou fetal. Caso prefira, entre em contato com um dos nossos enfermeiros para conversar melhor sobre.
Victtoria
Olá, tive meu parto dia 31/01/16 foi fórceps.
Porém não me falaram nada que ia ser fórceps, chegou na sala de parto e simplesmente fizeram… Está errado SSA atitude do hospital?
Alô Mãe Paulistana
Olá Victtoria, bom dia! Parabéns pelo nascimento da sua criança. É necessário de maiores informações sobre o parto para definir se o procedimento foi realizado de forma correta. Por favor, entre em contato com a nossa central, pelo 0800 200 0202 (a ligação é gratuita) ou pelo nosso chat no site http://www.alomae.com.br e converse on-line com um de nossos enfermeiros de segunda á sexta das 08 às 22 horas e aos sábados das 8 às 20 horas. Aguardo seu contato. Obrigado. Equipe Alô Mãe.
cinthia
Uma mae deficiência, especial,como é o parto dela
Alô Mãe Paulistana
Bom dia Cinthia. Para melhor orienta-la precisamos de maiores informações. Se possível, entre em contato com a nossa central, pelo 0800 200 02 02 (a ligação é gratuita) ou através do site http://www.alomae.com.br e converse on-line com um de nossos enfermeiros. Nosso horário de atendimento 2ª a 6ª – 08:00 às 22:000 e aos sábados das 08:00 às 20:00 horas. Obrigado. Equipe Alô Mãe.