Mantendo uma alimentação saudável, seu ganho de peso será adequado.

Dicas importantes:

  • É recomendável tomar um pouco de sol durante o início da manhã ou o final da tarde, inclusive nas mamas. Lembre-se de usar boné ou chapéu e protetor solar no rosto, para evitar manchas de pele;
  • Evite descolorantes, tinturas de cabelo, alisantes e onduladores que contêm amônia e outros componentes que podem fazer mal ao bebê;
  • Você deve sair de ambientes onde haja fumantes, em qualquer fase da gravidez. Respirar a fumaça com frequência pode afetar o bebê.

Exercícios

  • Caminhadas ajudam a melhorar a circulação do sangue, aumentar a disposição e a sensação de bem-estar. Se não houver contra indicação, deve ser mantida do início ao fim da gravidez;
  • Procure fazer atividades físicas leves e prazerosas;
  • Exercite a respiração: respire lenta e profundamente, várias vezes ao dia. Isso pode ajudar em momentos de desconforto e inquietude.

Sono

  • Procure dormir 8 horas por noite;
  • Repouse alguns minutos durante o dia;
  • Eleve as pernas quando estiver sentada ou deitada;
  • Caso tenha muito sono, procure repousar mais;
  • Deite-se preferencialmente do lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas. Esta posição facilita a passagem de oxigênio para o bebê.

Sexo na gestação

Quanto a seu desejo sexual: Desejo e disposição sexual podem mudar na gravidez.

Há mulheres que têm menos vontade e outras que têm mais vontade do que antes. Isso pode acontecer para o homem também.

Ter relações sexuais não machuca o bebê, é saudável e pode dar muito prazer. O que realmente importa é que seja respeitada sua vontade de ter relação ou não.

Converse com seu parceiro sobre isso. Evite posição que cause desconforto.

Durante o orgasmo é comum a barriga ficar dura, não se preocupe. Se sentir desejo, relações sexuais até o momento do parto podem facilitar o nascimento do bebê.

*Atenção: Se notar presença de sangramento ou saída de líquido diferente, evite atividade sexual e procure a Unidade de Saúde.

 

Fonte:

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Mulher. Caderneta da Gestante. http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderneta_gestante.pdf