O que é?

As hipospádias são anomalias congênitas do trato urogenital externo masculino em que o canal da uretra abre na superfície ventral do pênis, escroto ou períneo, associado ou não a curvatura peniana, impactando potencialmente a função urinária e sexual.

Os casos mais graves são os que ocorrem na região proximal, que mais próximos da região do pênis mais próxima à bolsa escrotal.

A hipospádia atualmente é a anomalia peniana mais comum em recém-nascidos e acomete 1 em cada 250 recém-nascidos vivos.

Causas

90% dos casos são classificados como causa idiopática, ou seja, não há relação com qualquer outra alteração de saúde.

Diagnóstico

O diagnóstico de hipospádia é feito, na maioria dos casos, durante o primeiro exame do neonato, logo após o nascimento. O exame físico deve avaliar o comprimento e a curvatura do pênis, o prepúcio e presença dos testículos.

Tratamento

Existem inúmeras técnicas de tratamento das hipospádias, porém o resultado considerado satisfatório é aquele em que o pênis tem uma ereção reta e em que o meato uretral fica próximo ao ápice da glande.

O Programa Municipal para Hipospádia

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), único hospital pediátrico da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo e integrado à rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incorporou tecnologias e tornou-se altamente especializado em malformações congênitas, atendendo praticamente todas as crianças nascidas com essa deformidade nascidas nas maternidades públicas da cidade de São Paulo.

Ficou alguma dúvida sobre o programa? Entre em contato com a equipe do Alô Mãe para maiores informações.

0800 200 0202 (Segunda a Sexta das 8h às 20h e Sábados 08h às 17h)

*Programa disponível para os munícipes de São Paulo.

Referências:

BETTIOLI, SS; ZOMER, EC; DEMÉTRIO, R; PRADO, CE. Perfil Epidemiológico de Pacientes Submetidos á Cirurgia de Correção de Hipospádia em Hospitais Catarinenses entre 2010 e 2017. Arq. Catarin Med. 2019 jul-set; 48(3): 14-26.

BSV Atenção Primária em Saúde. Criança que nasceu com hipospádia pode esperar quanto tempo até realizar uma cirurgia para correção?. Núcleo de Telessaúde Espírito Santo, 10 dez. 2019. < Disponível em https://aps.bvs.br/aps/crianca-que-nasceu-com-hipospadia-pode-esperar-quanto-tempo-ate-realizar-uma-cirurgia-para-correcao/> Acesso em 17 de Out. 2020.

Matéria: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus dobra atendimento às malformações congênitas mais frequentes na infância. <Disponível em https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/press-releases/Paginas/Hospital-Municipal-Infantil-Menino-Jesus-dobra-atendimento-%C3%A0s-malforma%C3%A7%C3%B5es-cong%C3%AAnitas-mais-frequentes-na-inf%C3%A2ncia.aspx> Acesso em 17 de Out. 2020.