O Programa Municipal para Hipospádia  do Hospital menino Jesus disponibiliza tratamento completo com a equipe necessária.

A hipospádia é um defeito congênito, geralmente detectado através de um exame físico e exame de imagem como a ultrassonografia. Quando a alteração é constatada, a criança tem todo o cuidado necessário no hospital. Durante a internação o setor responsável entra em contato com o Alô Mãe para realizarmos o agendamento especifico e necessário para a criança.

O que é Hipospádia?

É uma malformação masculina, constituída de um conjunto de diferentes tipos de alterações na genitália masculina, de causa indefinida, onde a formação do canal urinário é curta e não chega até a glande do pênis (chamada popularmente como a cabeça do pênis) apresentando a abertura na parte de baixo do pênis.

O se sente?

Os sintomas variam conforme a gravidade do caso, de uma forma geral acontece:

  • Curva acentuada no pênis, ficando mais evidente em caso de ereção.
  • Urina sai para baixo, por isso muitos meninos precisam sentar para urinar.
  • Acumulo de pele na parte de cima do pênis como uma capa.

O tratamento

A conduta cirúrgica na hipospadia visa à correção estética e funcional da genitália masculina. No hospital menino Jesus o tratamento será realizado conforme avaliação do especialista, no caso urologista.

O tratamento cirúrgico varia de acordo com a complexidade do caso e pode ocorrer de uma a três cirurgias consecutivas. Por essa razão, quanto mais precoce for esse atendimento, maior é a chance de resolutividade.

Esse problema não interfere na vida sexual posteriormente.

Conheça também: