O crescimento e desenvolvimento da criança é o principal indicador de suas condições de saúde.

O sentar dos bebês é considerado o marco do desenvolvimento muito aguardado pelos pais e também muito comemorado quando acontece! Primeiramente, o desenvolvimento das crianças é determinado por etapas, e isso leva um tempo necessário e também depende exclusivamente de cada criança.

Para sentar sem apoio, a criança precisa estar com o pescoço firme e já conseguir sustentar a própria cabeça. E isso depende da maturação neurológica. Nos seres humanos, o desenvolvimento motor grosso (que envolve os grandes músculos) acontece no sentido céfalo-caudal, ou seja, da cabeça para os pés.

Afinal, quanto meses senta?

O período que a criança começa a sentar sozinho coincide, normalmente, com a ingestão de alimentos sólidos e o nascimento dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses. Mas não se desespere se o seu filho ainda não atingiu esse marco, procure incentiva-lo e converse com o medico que o acompanha.

Senhores pais e cuidadores….

É de extrema importância para seu desenvolvimento que a criança tenha a chance de testar seus limites, sua capacidade e suas forças. Por isso, incentivá-la e manter-se na retaguarda é o seu papel de cuidador e educador.

Fonte:

Ministério da saúde. Saúde da criança:Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/crescimento_desenvolvimento.pdf. Acesso em: 27/12/2018.