Entenda o motivo e saiba como ajudá-lo (a).

Urinar na cama à noite (enurese) é um problema comum. A idade em que as crianças deixam de molhar a cama à noite é variável. Pois, poucas crianças controlam a sua bexiga antes dos três anos de idade.

O controle a noite pode ser adquirido entre os três e os sete anos de idade. Contudo, não há preocupação, a menos que seu filho continue urinando na cama após os sete anos de idade.

Qual é a causa?

Geralmente, a questão está relacionada com a maturação demorada do sistema nervoso, responsável por controlar a bexiga. Pode também ocorrer se a criança tiver problemas de saúde, tais como: infecção urinária ou se sofrer de ansiedade.

Quando consultar um médico?

Sabendo que a dificuldade pode estar associada a problemas de saúde, antes de tudo, consulte o médico responsável pelo acompanhamento, especialmente se a criança tiver mais de sete anos de idade.

Em alguns casos, o médico solicitará exames para identificação de possíveis problemas urinários.

O que fazer para ajudar?

  • Evite castigar seu filho se ele urinar na cama; isso pode aumentar a ansiedade;
  • Oriente beber bastante liquido durante o dia, e evitar à noite,
  • Elogie seu filho quando ele não fizer xixi na cama à noite;
  • Um quadro, em que ele pode inserir informação dos dias que ele não fizer xixi na cama, pode motivá-lo.

A maioria das crianças param de urinar na cama sem tratamento. As que necessitam de tratamento melhoram em poucos meses. Fiquem atentos, pois quanto mais idade seu filho tiver, mais tempo levará para melhorar.

Conheça também: Pronação dolorosa: atenção ao puxar uma criança pelos braços

Alô Mãe Paulistana