A intoxicação ou envenenamento é a quinta maior causa de internação por motivos acidentais entre crianças com idade de zero a 14 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2017, 3.222 meninos e meninas dessa faixa etária foram hospitalizados por esse motivo.

Dicas de prevenção

• Guarde todos os medicamentos trancados, em lugar alto e fora do alcance das crianças;
  • Mantenha os números dos telefones de emergência (SAMU: 192; Corpo de Bombeiros: 193) próximos aos aparelhos de telefone de sua casa.
  • Jogue fora medicamentos com data de validade vencida e outros venenos potenciais.
  • Sempre leia os rótulos e bulas e siga corretamente as instruções ao dar remédios às crianças, baseando-se em seu peso e idade.
  • Evite usar a expressão ¨esse medicamento é doce”. Isso pode levar a criança a pensar que o medicamento não é perigoso ou que é agradável de comer;
  • Não dê água ou leite e não provoque vômitos;
  • Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas;

Sinais e sintomas que podem indicar intoxicação

• Vômito e salivação excessiva;
  • Sonolência, Desorientação;
  • Dificuldade de respirar;
  • Desmaios, convulsão;
  • Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias; químicas ou plantas tóxicas;
  • Lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios;
  • Cheiro característico de algum produto na pele, roupa, piso ou objetos ao redor;
  • Alterações súbitas do comportamento ou estado de consciência.

O que fazer em casos de intoxicação?

Em caso de contato com produtos que possam oferecer risco, ligue para o Centro de Controle de Intoxicações da Prefeitura de São Paulo para receber orientação adequada. SUSPEITA DE INTOXICAÇÃO, LIGUE: 0800 77 13 733.

Para outras regiões, conheça outros endereços dos Centros de Assistência Toxicológicas – CEATOX AQUI

IMPORTANTE!! Tenha a embalagem do produto que causou a intoxicação sempre em mãos ao ligar.

Se criança estiver desmaia, em convulsão ou sem respirar, contate imediatamento o 192.

FONTE:

Prefeitura de São Paulo. INTOXICAÇÃO. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/casa%20segura%20com%20li. Acesso em 09/03/2019.