O armazenamento adequado das medicações faz parte de um dos pilares da prevenção de acidentes na infância.

A prevenção de acidentes com medicamento começa desde a administração da medicação. Todo e qualquer medicamento deve ser administrado conforme é a recomendação ou prescrição médica.

Na hora de administrar a medicação para criança os pais nunca devem usar de artimanhas como “é um doce” “é uma bala”, nunca relacionar a medicação com uma guloseima que a criança gosta, pois isso gera um risco de intoxicação futura.

Estratégias de Prevenção

  • Guarde-os em local trancado e fora do alcance das crianças.
  • Leia sempre as bulas e siga corretamente as instruções antes de administrá-los às crianças, seguindo a prescrição médica e a indicação da bula para peso e idade. Use apenas o medidor que acompanha as embalagens de medicamentos infantis.
  • Além disso, evite tomar medicamento na frente das crianças. Nunca se refira a eles como doces ou balinhas. Medicamento é medicamento.
  • Verifique o prazo de validade e jogue fora remédios vencidos. Não deixe comprimidos expostos no banheiro ou em lugares acessíveis aos menores, como a cabeceira da cama.
  • Igual cuidado deve ocorrer para remédios guardados na bolsa. A criança pode abrir a bolsa, pegar as medicações e engolir.
  • Não medique seus filhos no escuro, para evitar trocas perigosas.
  • Medicamentos devem ser mantidos nas embalagens originais. Não guarde nas cartelas e demais recipientes drágeas e comprimidos que sobrarem do tratamento.
  • Há locais específicos (em farmácias, por exemplos) para o descarte seguro de medicamentos vencidos.

Peguei meu filho consumindo a medicação, e agora?

O Ideal é identificar qual foi a medicação que a criança engoliu, dependendo da quantidade levar a criança ao pronto atendimento para avaliação médica.

Importante! Levar a caixa da medicação que foi consumida.

 

Referência

Cartilha de Acidentes Domésticos Infantis. <Disponível em https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/299/o/Cartilha-Acidentes-Infantis.pdf?1504015854> Acesso em 12/12/2020.

Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. Prevenção de Acidentes na Infância. < Disponível em http://itarget.com.br/newclients/sobep.org.br/wp-content/uploads/2016/10/Clique-aqui.pdf> Acesso em 12/12/2020.