
Gravidez tardia: mulheres buscam ter filhos após os 35
- 22/06/2021
- 14
A idade avançada interfere na quantidade de óvulos, isto é, na taxa de fecundidade feminina. Quando nascem, as mulheres trazem consigo cerca de sete milhões de óvulos. Esse número diminui consideravelmente na primeira menstruação (menarca), atingindo aproximadamente 500 mil óvulos.
Segundo o sistema de informações sobre nascidos vivos do Ministério da Saúde aponta que o número de mulheres que deram à luz entre os 35 a 39 anos aumentou 71% nos últimos 21 anos do país.
A gestação é considerada tardia para mulheres com idade superior a 35 anos e gestação avançada para mulheres com a idade materna acima de 45 anos, o que exige atenção especial durante a realização do pré-natal.
A gestação em idade avançada é considerada de alto risco em decorrência de possíveis complicações, tais como:
- Síndrome hipertensiva;
- Obesidade;
- Parto prematuro,
- Miomas;
- Placenta prévia;
- Gestações múltiplas;
- Diabetes,
- Aborto;
- Cesárea, dentre outros.
E por que as mulheres engravidem tardiamente?
A gestação após os 35 anos de idade tem sido uma realidade cada vez mais presente na prática obstétrica, devido a fatores sociais, educacionais, econômicos e culturais, redução ou mesmo controle no número de filhos, e ao uso do método contraceptivo.
Com relação ao pré-natal, as gestantes devem procurar por assistência médica desde que houver suspeita da gravidez.
Quais cuidados não podem faltar no pré-natal de uma gravidez tardia?
Exige um acompanhamento completo e bem realizado. Os profissionais de saúde devem estar preparados para prestar assistência qualificada a este grupo de gestantes, para que as orientem e prestem um adequado acompanhamento do pré-natal e assistência ao parto. Gestantes evitem faltar nas consultas médica e esclareça todas as suas dúvidas em consulta médica.
Fonte: Febrasgo. Federação Brasileiras das Associações de Ginecologia e Obstétrica. Disponivel em: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/203-o-que-e-o-pre-natal-de-alto-risco.
Daniela
Oi bom dia estou de 31 semana e 5 dias mas acho que estou de mais por outra utrassom mas disseram que vão seguir a primeira sinto muita dor por conta que tive 3 cessarias e uma delas tive gemelares tenhob37 anos e gostaria de saber como poderia me ajudar para operação estou com a carta para operar mais falaram pra mim no hospital que faço prenatal que vai depender do medico não quero mais ter filhos vcs poderia me ajudar
Alô Mãe Paulistana
Olá Daniela,
Primeiramente Parabéns pela gestação!
A sua dúvida é bem específica. Para que possamos compreender melhor, entre em contato com a nossa equipe de enfermeiros no 0800-200-0202, devido a fase emergencial do plano São Paulo, nosso horário de atendimento é de segunda á sexta das 8h ás 18hs e aos sábados das 8h ás 17hs. Te aguardamos.
Equipe Alô mãe.
Rosária da Glória Fernandes Correia
Tenho 41 anos e estou no terceiro mês de gestação, tenho enjoo e vomito vez ou outra, gostaria de saber se além dos remédios comerciais, se há chás ou outros alimentos para diminuir esta sensação!
Alô Mãe Paulistana
Boa tarde Rosária da Glória Fernandes Correia, a gestante tem limitação no uso de medicamentos e chás também pois alguns tem ação abortiva. Se o enjoo for pela manhã deverá preferir alimentos mais secos (como biscoito água e sal) para evitar liberação excessiva de suco gástrico e aumentar o enjoo, sucos de frutas cítricas, evitar molhos em geral e obedecer seu apetite, se perceber que o alimento causa enjoo evite, evitar se medicar o tempo todo, pois o sintoma é característico da gestação. Se o sintoma for persistente converse com seu médico de pré-natal sobre. Se preferir entre em contato conosco no 0800 200 02 02 de segunda a sexta das 08:00 às 22:00 e aos sábados das 08:00 às 20:00 ou no chat: https://alomae.prefeitura.sp.gov.br/ e converse com um de nossos enfermeiros. Agradecemos a mensagem e ficamos no aguardo do seu contato.
Rosangela Pereira de Carvalho
Bom dia tenho 42 anos tenho diabetes estou com 37 semanas. Minha bebê está com má formação congênita no coração e não estou conseguindo vaga no hospital com uti neonatal e que faça a cirurgia preciso urgente de ajuda vcs podem me ajudar?
Alô Mãe Paulistana
Olá Rosangela Pereira, bom dia! Mantenha a calma que tudo ocorrer bem. Quando possível, entre em contato com um dos nossos enfermeiros para conversamos e verificarmos de qual forma podemos ajuda-la? Nosso telefone é o 0800 200 0202, nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 08:00 às 22:00 horas e aos sábados das 08:00 ás 20:00 horas.
Norma
Tenho 42 anos estou grávida de 25 semanas do 4 filhos!Tem algum perigo de ter parto normal nessa idade?
Alô Mãe Paulistana
Olá Norma, bom dia! Parabéns pela gestação. Precisamos de maiores informações para ajudá-la. Por favor, entre em contato com a nossa central. Nosso telefone é o 0800 200 0202 (a ligação é gratuita) ou pelo nosso chat no site http://www.alomae.com.br e converse on-line com um de nossos enfermeiros de segunda á sexta das 08 às 22 horas e aos sábados das 8 às 20 horas. Aguardo seu contato. Obrigado. Equipe Alô Mãe.
Renata Cristina da Feminino Paiva
Olá bom dia tenho 44 anos e depois de 22 anos engravidei pela quinta vez faço pre natal mas não me sinto bem desde que desde que engravidei não esperava mais ser mãe novamente é tudo novo para mim não tenho pressão alta mas sinto muitas dores na parte de baixo da barriga mas até agora não sei a origem desta dor gostaria de saber se vcs tem algum comentário sobre isso muito obrigado
Alô Mãe Paulistana
Olá Renata Cristina da Feminino Paiva, bom dia!Esperamos que estejam bem, você e seu bebê. Sabemos que para algumas mulheres que engravidam nessa fase é complicado, mas mantenha a calma. Para que possamos orienta-la da melhor forma, solicitamos que entre em contato com a nossa central pelo, 0800 200 0202(a ligação é gratuita) ou pelo nosso chat no site http://www.alomae.com.br e converse on-line com um de nossos enfermeiros de segunda á sexta das 08 as 22 horas e aos sábados das 8 ás 15 horas. Aguardo seu contato. Obrigado. Equipe Alô Mãe.
Carmen Santos de Oliveira
Bom dia. Tenho 46 anos, tive minha primeira gestação há vinte anos, engravidei espontaneamente porém sem ter programado. Estou no quinto mês e tudo corre muito bem até o momento…O que gostaria de passar como experiència é que o imprescindível é cuidar sempre da nossa saúde não fumar não beber não fazer uso de drogras faz com certeza toda a diferença…Cuidem-se mulheres e seus bebês virão ao mundo lindos e saudáveis. Bjusss
Priscila Franco
Olá Caromen, boa tarde! Parabéns! Linda mensagem.
Que fase maravilhosa, não? Desejamos uma linda e abençoada gestação para você! Tenha um ótimo final de semana! Abraço. Programa Alô Mãe
claudia
tenho 38 anos quero engravidar mas tenho medo como fazer
Alô Mãe Paulistana
Olá boa tarde Claudia, como vai? Peço que por gentileza entre em contato com a nossa equipe do Alô Mãe Paulistana, pelo 0800 200 02 02 e fale com um de nossos enfermeiros. A ligação é gratuita.
Aguardo seu contato.
Obrigado. Equipe Alô Mãe.