O que é?

A intolerância á lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). E isso acontece devido a deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção.

Sinais e sintomas

  •  Náuseas e vômitos
  • Dores abdominais (cólicas)
  • Distensão abdominal
  • Diarreia ácida e abundante
  • Gazes e desconforto

Os sintomas podem levar alguns minutos ou horas para aparecer.

Diagnóstico

Diagnóstico é realizado pelo médico gastroenterologista, baseado na história clínica e exames como: Teste de intolerância á lactose, exame de fezes, teste do ar aspirado.

Tratamento

Cabe ressaltar que a intolerância á lactose não é uma doença, e sim uma deficiência do organismo em produzir a enzima lactase, portanto pode ser controlada com dieta ou medicamentos.

O tratamento consiste na redução da ingestão de lactose presente em laticínios. Este procedimento costuma ser suficiente. Quanto mais intolerante for a pessoa, menor deve ser a quantidade do açúcar ingerido para que não ocorram sintomas.

É importante saber se o alimento tem lactose e em qual teor. Para os casos mais graves, encontra-se leite e outros produtos com redução de 80% a 90% da lactose.

 

Referências

Ministério da Saúde. BVS. Intolerância á Lactose. Janeiro,2016 < Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2199-intolerancia-a-lactose> Acesso em 06/02/2021.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Intolerância à Lactose. novembro,2017. < Disponível em https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/intolerancia-a-lactose/> Acesso em 06/02/2021.