O cálculo da idade gestacional têm como objetivo estimar o tempo de gravidez, ou seja, a idade do feto. Os métodos para esta estimativa dependem da data da última menstruação (DUM), que corresponde ao primeiro dia de sangramento do último período menstrual referido pela mãe.

Quando a data da última menstruação (DUM) é conhecida e de certeza, é o método de escolha para se calcular a idade gestacional em mulheres com
ciclos menstruais regulares e sem uso de métodos anticoncepcionais
hormonais.

Para calcular a idade gestacional em semanas, deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.

Por exemplo, se o primeiro dia da última menstruação foi o dia 08 de dezembro e o resultado do teste de gravidez for positivo, para saber a idade gestacional, deve-se começar a contar a gravidez a partir do 1º dia da última menstruação e não o dia em que houve a relação sexual. Os nossos enfermeiros estão lhe aguardando para realizar o calculo.

Quando a data da última menstruação é desconhecida, mas se conhece o período do mês em que ela ocorreu:

  • Se o período foi no início, meio ou final do mês, considerar como data da última menstruação os dias 5, 15 e 25, respectivamente. Proceder, então, à utilização de um dos métodos acima descritos.

Podem-se utilizar a altura uterina mais o toque vaginal, considerando os seguintes parâmetros:

– até a sexta semana não ocorre alteração do tamanho uterino;

– na oitava semana o útero corresponde ao dobro do tamanho normal;

– na décima semana o útero corresponde a três vezes o tamanho habitual;

– na 12ª semana enche a pelve de modo que é palpável na sínfise púbica;

– na 16ª semana o fundo uterino encontra-se entre a sínfise púbica e a cicatriz umbilical;

– na 20ª semana o fundo do útero encontra-se na altura da cicatriz umbilical;

– a partir da 20ª semana existe relação direta entre as semanas da gestação e a medida da altura uterina. Porém, esse parâmetro torna-se menos fiel a partir da 30ª semana de idade gestacional. Esse procedimento é realizado pelo profissional que realiza o seu pré natal.

Quando não for possível determinar a idade gestacional clinicamente, solicitar o mais precocemente o exame de ultra-sonografia obstétrica, pois através das medidas do feto, é capaz de se chegar à uma idade mais aproximada.

Só lembrando.. As datas não são afirmativas, como o próprio termo já diz, são datas ‘prováveis’. Portanto, há uma margem de erro de 15 dias para mais ou para menos.

Fonte:

Brasil. Ministério da Saúde. Biblioteca virtual em saúde do Ministério da Saúde. Pré-Natal e Puerpério Atenção Qualificada e Humanizada. Manual Técnico. Capítulo 8. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pre-natal_puerperio_atencao_humanizada.pdf