
Hanseníase
- 21/02/2019
- 10
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, é a uma das doenças mais antiga já registrada. A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante e deixar sequelas. A doença tem cura.
Tocar a pele da pessoa infectada não transmite a hanseníase. Os sintomas mudam conforme o nível da doença, o seu principal sintoma é o aparecimento de manchas pálidas na pele, os demais sintomas são:
- Sensação de formigamento
- Fisgadas ou dormência nas extremidades
- Manchas brancas ou avermelhadas na pele
- Perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato
- Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor
- Nódulos e placas em qualquer local do corpo.
Se não for tratada, os sinais da hanseníase avançada podem incluir:
- Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos)
- Paralisia das mãos e pés
- Encurtamento dos dedos devido à lesão dos nervos que controlam os músculos
- Úlceras crônicas na sola dos pés
- Cegueira
- Perda de sobrancelhas
- Edema do nariz e orelhas (inchaço).
Locais do corpo com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas. Atenção!! Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas.
Qual o diagnóstico?
O diagnóstico quando feito de forma rápida é o elemento mais importante da cura da doença. Para detectar a doença é feito o teste de sensibilidade no local, e quando necessário é solicitado uma biopsia da área e exames laboratoriais.
E o tratamento?
O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento é em longo prazo, com medicamentos específicos prescritos pelo médico. Alguns não podem ser tomados por grávidas, por isso avise o médico em caso de gravidez.
A gravidez e o aleitamento materno não contraindicam o tratamento poliquimioterápico da hanseníase que são seguros tanto para a mãe como para a criança. Alguns dos medicamentos podem ser eliminados pelo leite, mas não causam efeitos adversos importantes.
Os lactentes, porém, podem apresentar a pele hiperpigmentada pela medicação (Clofazimina), ocorrendo à regressão gradual da pigmentação, após a parada do tratamento.
É fundamental seguir o tratamento, pois é eficaz e permite a cura da doença, caso não seja interrompido. A primeira dose do medicamento já garante que a hanseníase não será transmitida.
Como prevenir a doença?
A melhor indicação de prevenção é manter o sistema imunológico em um nível bom. Procurar manter hábitos saudáveis e boa higiene, pois se tiver contato com a doença o seu corpo irá combater.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Hanseníase. Disponível em: Hanseníase. http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doenças-e-problemas/hanseniase/9/. Acesso em: 21/02/2019.
Ministério da Saúde. Manual Técnico Operacional. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da hanseníase como problema de saúde pública. Brasília – DF 2016. Acesso em 21/02/2019.
Nayarav
Olá
Estou gravida de 8 meses e quero muito saber se vou poder amamentar meu filho normalmente, ja faz 12 meses que faço o tratamento
Alô Mãe Paulistana
Olá Nayarav, ficamos felizes por tê-la aqui! Sim, você pode amamentar a sua criança normalmente. Para conversamos melhor, solicito que entre em contato com um dos nossos enfermeiros. O nosso telefone é o 0800 200 0202.
Gleice Kelly
Desde que nasceu Meu bebê tem duas mancha branca no rosto que a cada dia mais está crescendo está com anemia muito forte o que será ???
Alô Mãe Paulistana
Olá Gleice Kelly, bom dia! Existem diferentes tipos de manchas que podem aparecer no corpo, porém, entre elas, existe uma característica que as diferenciam e que tem necessidade de procurar por avaliação médica. Para melhor orienta-la solicito que entre em contato com um dos nossos enfermeiros, pelo 0800 200 0202.
Erika
Estou com manchas vermelhas nas costas, ombros , braço e entre uma.mama e outra. Isso uma pomada, diminuiu mas depois volta pior. Estou amamentando, meu filho tem 2 anos. Pode ser hanseníase?? Posso continuar amamentando?? Estou com muito medo. Se eu for no pronto socorro, eles podem me ajudar???
Alô Mãe Paulistana
Olá Erika, bom dia! Feliz em tê-la por aqui. Para confirmação diagnostica é necessário procurar por avaliação médica. No geral os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. É importante lembrar que a transmissão é por gotículas e contato. Ou seja, o aleitamento materno pode ser mantido desde que o contato respiratório entre a mãe e a criança seja evitado. Continue nos acompanhando. Se preferir, nos acione pelo 0800 200 0202.
Fabiana
Boa noite meu de 3 anos apareceu uma mancha avermelhada na região genital perto da curva da perna direita pode ser hanseníase
Alô Mãe Paulistana
Olá Fabiana, bom dia! É necessário solicitar avaliação de uma profissional, para qualquer suspeita de hanseníase procure por avaliação médica de forma rápida.
Juliete
Boa noite tenho um bebê de 6 meses e ele está com umas manchas vermelho no pescoço gostaria de saber o que pode ser?
Alô Mãe Paulistana
Olá Juliete, bom dia! Quando iniciou essas manchas, apresenta coceira ou qualquer outra alteração? Por favor, entre em contato com a nossa central, pelo 0800 200 0202 e solicite falar com um dos nossos enfermeiros ou via Chat. (http://www.alomae.com.br ). Os enfermeiros estão a disposição para esclarecimentos de dúvidas e orientações. Nosso horário de atendimento 2ª a 6ª – 08:00 às 22:00 e aos sábados das 08:00 às 20:00 horas. Agradecemos pela confiança. Equipe Alô Mãe.