Direito de imagem: Google

O período gestacional é um estado único e valioso no ciclo de vida da mulher. É nesse sentido que a mulher se encontra mais capaz e sensível para receber informações que possam levar melhorias à sua vida e de seu bebê.

O período ideal e mais seguro para o tratamento odontológico é durante o segundo trimestre da gestação. No entanto, os casos que necessitam tratamento de urgência devem ser solucionados sempre, independentemente do período gestacional.

As radiografias odontológicas são consideradas seguras para as mulheres grávidas em qualquer período da gestação.  Contudo, o profissional deve se atentar a todas as medidas de precaução, tais como: utilizar o avental de chumbo e o protetor de tireoide, utilizar filmes radiográficos ultrassensíveis (filme E) e de menor tempo de exposição e evitar radiografias de rotina e repetições.

Fique atento! No primeiro trimestre de gestação, as radiografias são limitadas às situações de emergência. Questione sempre o médico responsável pelo seu pré natal sobre.

Fonte:

  1. Costa AMDD, Nascimento EP, Andrade FS, Terra FS. Gestantes frente ao tratamento odontológico. Rev Bras Odontol. 2012; 69(1):125-30. Disponível em: http://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/view/380/308
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Atenção primária a saúde. Disponível em: http://aps.bvs.br/aps/gestantes-podem-ser-submetidas-a-radiografias-durante-o-tratamento-odontologico/. Acesso em: 16/11/2018.