A gripe é uma infecção aguda que afeta o sistema respiratório causada pelo vírus da influenza. Existem diversos tipos de vírus influenza, porém os mais agressivos e preocupantes são: influenza A (H1N1, H3N2) e influenza B.

Como é transmitida?

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Se você entrar em contato com superfícies recém‐contaminadas e levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz, correrá o risco de pegar a doença.

A transmissão também pode acontecer em locais fechados ou semi- fechados, em ambiente domiciliar, creches e escolas, em aviões, navios e outros meios de transporte coletivo, onde são frequentemente registrados surtos de influenza acometendo passageiros e tripulantes.

Prevenção

A vacina contra a gripe ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra as Influenzas A e B.

O Ministério da Saúde e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a vacinação contra a influenza para todas as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) na campanha de vacinação.

A vacinação das gestantes é considerada prioritária pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois beneficia a mãe e o bebê, particularmente, os menores de seis meses de idade, que não podem receber a vacina.

É importante entender que a vacina influenza é segura e não contém substâncias que possam causar danos para o bebê na barriga da mãe.

A vacina está recomendada nos meses da sazonalidade do vírus, mesmo no primeiro trimestre de gestação.

Contraindicações: A vacina contra influenza não deve ser administrada em pessoas com história de alergia severa à proteína do ovo e aos seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. E em pessoas que apresentaram reações graves a doses anteriores da vacina.

As gestantes devem estar atentas ao calendário vacinal e não perder a oportunidade de receber uma imunização tão importante.

 

Referências

Ministério da Saúde. Blog da Saúde. Gestante: proteja-se contra a influenza (gripe), 2017. < Disponível em http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52574-gestante-se-proteja-contra-a-influenza-gripe>

BVS Atenção Primária a Saúde. Quais vacinas podem ou devem ser administradas na gestação? Quais são os aprazamentos e as situações especiais? Núcleo de Telessaúde NUTES PE, 2019. < Disponível em https://aps.bvs.br/aps/quais-sao-as-vacinas-que-podem-ou-devem-ser-administradas-na-gestacao-quais-sao-os-aprazamentos-e-as-situacoes-especiais/#:~:text=Idade%20gestacional%3A%20A%20vacina%20contra,gestantes%20em%20qualquer%20per%C3%ADodo%20gestacional.> Acesso em 06/03/2021.