
Fimose: você sabe o que é?
- 12/01/2019
- 4
A fimose ocorre quando não é possível retrair o prepúcio (camada de pele que recobre e protege a cabeça do pênis) e expor completamente a glande.
A formação do prepúcio começa logo nas primeiras semanas de desenvolvimento do bebê, e mesmo nos primeiros anos de vida do homem, o prepúcio encontra-se preso à glande, o que é normal (fimose fisiológica). Aos 6 meses espera-se que 20% deles possam ter seu prepúcio totalmente retraído, 50% aos 12 meses e 90% aos 3 anos.
A fimose pode aparecer de duas formas:
Desde o nascimento: uma fimose que não desapareceu nos primeiros anos de vida e que não pode, portanto, ser considerada fisiológica.
Fimose adquirida: surge em adultos que não tinham fimose quando criança, mas que devido a infecções ou traumas no pênis formam-se cicatrizes que causam aderência do prepúcio, impedindo sua retração.
Cuidado! A fimose também pode ser provocada quando os pais tentam forçar a retração do prepúcio, causando lesões e formando cicatrizes que perpetuaram a fimose.
Os sintomas incluem dor ao urinar, sangramento e, ocasionalmente, retenção urinária, enurese (micção involuntária) e infecções como bálanopostites (inflamação da mucosa que reveste a glande).
Casos severos de fimose podem causar doenças do trato urinário, como infecções urinárias e bálanopostites de repetição.
As condições para se adquirir fimose incluem repetidos episódios de dermatites, postites, que é uma infecção ou inflamação do prepúcio, balanites, trauma local e persistência de excesso de prepúcio pós circuncisão.
E o tratamento?
A partir dos 3 anos de idade pode-se indicar o uso de corticóides tópicos 2X ao dia por 30 dias acompanhado de estiramento gentil do prepúcio, tratamento que se mostrou benéfico em até 90% dos casos.
Um dos tratamentos cirúrgicos da fimose é a postectomia ou a posteoplastia. Ambas as intervenções são realizadas de forma simples e apresentam poucas chances de complicações.
A cirurgia deve ser feita normalmente, antes da adolescência, porque a fimose pode interferir na qualidade da atividade sexual e, excepcionalmente, pode comprometer a fertilidade, dificultando a saída de sêmen.
Fonte:
Brasil. BVS. Atenção Primaria à Saúde. Qual é o tratamento atual da fimose no lactente? Disponível em: http://aps.bvs.br/aps/qual-e-o-tratamento-atual-da-fimose-no-lactente/. Acesso em: 12/01/2019
Brasil. Ministério da Saúde. Blog da Saúde.http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=articlw&id=35368&catid=564&Itemid=101.Acesso em: 12/01/2019
Thais
Ola, meu bebe vai fazer dois meses e ainda está bem fechado o prepúcio dele, e faço a massagem porém não noto diferença, sera que vai ser preciso operar?
Alô Mãe Paulistana
Olá bom dia Thais, como vai? Peço que por gentileza entre em contato com a nossa equipe do Alô Mãe Paulistana, pelo 0800 200 02 02 e fale com um de nossos enfermeiros. A ligação é gratuita.
Aguardo seu contato.
Obrigado. Equipe Alô Mãe.
Isabelle santiago de oliveira
Gostei muito
Alô Mãe Paulistana
Olá bom dia Isabelle, como vai? Que bom que gostou da nossa postagem. Você pode sugerir algum tema sempre que quiser. E caso tenha alguma dúvida, peço por gentileza entre em contato com a nossa equipe do Alô Mãe Paulistana, pelo 0800 200 02 02 e fale com um de nossos enfermeiros. A ligação é gratuita.
Aguardo seu contato.
Obrigado. Equipe Alô Mãe.