O desenvolvimento infantil consiste em uma transformação, muitas vezes de difícil entendimento, que ocorre de forma rápida e crescente, que inclui, além do crescimento, maturidade, aprendizagem e aspectos emocionais e sociais.

A avaliação do desenvolvimento da criança deve começar logo após o seu nascimento, se possível na amamentação, pois o contato entre mãe e filho é muito forte.

O acompanhamento da criança no posto de saúde é muito importante para a prevenção, proteção e a descoberta antecipadamente das alterações que possam atingir a sua vida no futuro. Isso ocorre principalmente devido as ações educativas e de acompanhamento integral da saúde da criança.

A criança deve apresentar uma sequência de comportamentos para que possamos ter a certeza que o seu desenvolvimento conforme a idade está correta. Se caso ocorra um atraso a criança deve ser estimulada ou incentivada no devido tempo, pois assim ela conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento.

Afinal, o desenvolvimento infantil se dá à medida que a criança vai crescendo e vai se desenvolvendo de acordo com o ambiente onde vive e os incentivos que ela recebe.

Os principais problemas são identificados (como: atraso no desenvolvimento da fala, isolamento das pessoas, dificuldade no aprendizado, agressividade, entre outros) e por isso é fundamental para o desenvolvimento da criança descobrir esses problemas o mais cedo possível, para que possa ser solucionado de forma correta pelos profissionais da saúde.

Os pais devem se informar a respeito do comportamento da criança sobre o funcionamento do corpo e os comportamentos do dia dia como: choro, tempo de sono, quantidade diária da urina e fezes, sexualidade e disciplina pois a atenção no desenvolvimento da criança poderá evitar dificuldades no futuro.

Essa avaliação do desenvolvimento infantil é dada principalmente pelas opiniões dos pais da criança. Por isso é muito importante que vocês pais estejam atentos e procurem perceber possíveis alterações que não estejam de acordo com o desenvolvimento atual do seu filho.

Mostramos abaixo as principais características do desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida.

As características mostradas são as mais comuns para cada faixa etária. É normal que a criança apresente um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação à tabela de desenvolvimento, e isto vai depender principalmente dos estímulos que a criança recebe no seu dia a dia, por isto, é muito importante que os pais saibam como estimular seus filhos e também que o desenvolvimento da criança seja acompanhado por profissionais da saúde.