Fases da gestação

0
188

Fase 1 – 1° Trimestre

O primeiro trimestre ( os 3 primeiros meses) vai até 13 semanas gestacionais, esse tempo fica marcado pela adaptação com essa nova vida que está por vir.

Por conta das mudanças no corpo da mulher é natural ter alterações no humor, as mamas ficarem um pouco sensíveis e apresentar cólicas.

Os Sintomas dessa fase é marcado por aumento de Sono, fome e cansaço. Por isso é indicado se alimentar bem  e de maneira saudável e para garantir uma boa formação do bebê e não ingerir de maneira alguma bebida alcoólica, drogas e cigarro.

Como está o desenvolvimento do bebê?

Com 4 semanas gestacionais o bebê é do tamanho de um grão de arroz, coração já começa a bater, inicia a formação dos brotos que se formará braços e as pernas.

As mudanças acontecem muito rápido, ao final da 8º semana é do tamanho de uma ervilha e pesa cerca de 5 gramas. Já tem os dedos, mãos orelhas e os órgãos internos já estão formados. Com 9 até 12 semanas o seu rosto já está quase formado e começa o funcionamento cerebral. Se formou o cordão umbilical, que liga o bebê à placenta.

Com 13 semanas Já pode ouvir o coração do bebê durante a consulta do pré natal. Por isso vá em todas as consultas e escute o seu bebê.

Fase 2 – Segundo trimestre

O segundo trimestre acontece de 14ª a 26ª semanas gestacionais, o que marca mais nesse período são as alterações corporais e sentimentos da gestante. Até porque os movimentos do bebê já podem ser sentidos e o crescimento da barriga e dos quadris são evidentes.

Como está o desenvolvimento do bebê?

Com 14 semanas iniciam-se os movimentos respiratórios e das mãos. Entre 15 e 16 semanas os movimentos começam a ser percebidos e seu coração continua batendo mais rápido que o da mãe. Entre 17 e 18 semanas ele já consegue sugar, engolir e piscar e soluçar, é normal. Entre 20 e 24 semanas pesa cerca de 500 gramas e os movimentos são intensos e todos percebem.

Fase 3 – Terceiro trimestre

Já são os 3 últimos meses de gestação, acontece de 27 semanas até o final. Agora o corpo começa a se preparar para o trabalho de parto. Pode acontecer contrações irregulares e sem dores, pode nascer alguns pelos no mamilo e sair um liquido amarelado deles, pois começa a produção de colostro ( o primeiro Leite)

Como está o desenvolvimento do bebê?

Nessa fase o bebê já começa a se posicionar de cabeça para baixo, vive no seu próprio ritmo (como horário para dormir e acordar). Por volta de 30 semanas ele pode pesar 1 kg e medir cerca de 30 cm. E já percebe a luz fora do útero, abre e fecha os olhos. Escuta e identifica vários sons, pode se assustar com barulhos altos e repentinos.

Com 32 semanas a pele fica coberta por um “creme branco” chamado de Vérnix, que vai servir como uma proteção e desliza melhor pelo canal de parto.  Ele já está todo formado e daqui pra frente inicia a maturação dos órgãos. Quanto à mãe, começa a ficar mais ansiosa, cansada. Deve controlar um pouco tudo isso, aproveita para arrumar a mala, lavar as roupinhas do bebê para que não corra o risco do bebê vir antes.

Programa Alô Mãe

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here