A gravidez é um período de intensas transformações e mudanças necessárias para abrigar o bebê, alimenta-lo e permitir que tenha um bom desenvolvimento até a hora do nascimento.

As estrias é uma das transformações  no corpo materno que gera muitas preocupações. A sua causa exata até o momento é desconhecida. Mas alguns estudos apontam que sua existência é pela distensão dos tecidos, pois, com o crescimento uterino, o tecido acompanha juntamente, favorecendo essas “riscas”. Geralmente são lesões longas, lineares e paralelas, decorrentes da ruptura de fibras de colágeno e elastina.

As estrias, que no início apresentam cor arroxeada, tendem com o tempo a ficar com uma cor semelhante à da pele.

E os cuidados?

Mesmo a controversas, pode-se dizer que parte da elasticidade da pele e dada pela quantidade de água estrato córneo (camada mais externa da pele), a utilização de hidratantes durante a gestação é importante para que se tenha um aumento da distensão da pele nesse período, auxiliando na prevenção da formação de estrias.

É importante consultar seu médico para mais informações, pois na condição de gestante, não são todos os produtos permitidos.