Primeiro estágio (período de dilatação)

No primeiro estágio, as contrações uterinas acontecem com intervalos de cinco em cinco minutos e duram entre 20 a 40 segundos.

Lentamente as contrações ficam mais fortes, com intervalos menores de cinco minutos e duração de até um minuto cada uma.

O colo do útero se dilata e vai ficando cada vez mais fino até completar a dilatação de 10 centímetros. Este é o estágio de maior duração e pode durar mais de 8hrs.

Neste período você deve se concentrar em sua respiração e procurar relaxar entre as contrações. Ainda não é hora de fazer força.

Segundo estágio (período de expulsão)

Começa com a dilatação completa do colo do útero e termina com o nascimento do bebê. Neste período as contrações ficam mais fortes e frequentes, porém tem uma característica diferente.

A mulher sente necessidade incontrolável de fazer força (puxos).

Este estágio dura de 20 a 60 minutos.

Neste período lembre-se de aproveitar as contrações para fazer força ajudando assim o bebê a nascer mais rápido.

Terceiro estágio (saída da placenta)

Começa imediatamente após o nascimento da criança e termina com o desprendimento da placenta da parede uterina, que é expelida pela vagina.

Este estágio pode durar de 10 a 30 minutos.

 

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_assistencia_parto_normal.pdf  https://servicos2.sjc.sp.gov.br/media/75723/manual%20da%20gestante.pdf