O leite materno é o primeiro alimento que a humanidade recebe após o nascimento, e é o alimento mais rico e completo e existe para os bebês.

Estudos apontam que pelo menos 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo podem ser evitadas com aleitamento exclusivo por seis meses e complementado por dois anos ou mais.

Já são comprovados os inúmeros benefícios que o leite materno pode trazer para crianças e também para as mães. Podemos citar alguns deles: Evita mortes infantis, diarréia, infecções respiratórias, reduz risco de alergias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Portanto doe leite materno!

Uma das queixas frequentes das mães é a produção excessiva de leite a ponto de causar dor e desconforto.

Não tenho muito leite, posso doar?

Sim, você não precisa de uma grande produção de leite para ser doadora e também não há uma quantidade mínima para doar.

Quais os critérios para doação do leite?

  • Mulheres em aleitamento do próprio filho
  • Ser saudável
  • Não ser tabagista, mais de 10 cigarros/dia.
  • Não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação
  • Não usar álcool ou drogas ilícitas
  • Apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis
  • Realizar exames (Hemograma completo, VDRL, anti-HIV) quando o cartão de pré-natal não estiver disponível ou a nutriz não tiver realizado pré-natal.

Quais os benefícios da doação?

Você sabia que 1 litro de leite materno doado é capaz de alimentar até 10 recém-nascidos por dia? E se for um bebê prematuro 1 ml já é suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Os estudos científicos indicam que bebês prematuros ou com patologias que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável.

Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções.

Se eu doar meu leite tenho risco de ficar sem leite para meu bebê?

Fique tranquila, a doação não provoca falta de leite. Pelo contrário, quanto mais à mulher amamenta ou esvazia as mamas, mais leite ela irá produzir.

Quero ser doadora o que faço agora?

Procure um banco de leite na sua região e seja doadora. Acesse https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

Referências

RDC 171, DE 4 DE SETEMBRO DE 2006. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de Bancos de Leite Humano. <Disponível em https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/legislacao/item/rdc-171-de-4-de-setembro-de-2006> Acesso em 14/11/2020.

FIOCRUZ. RBLH BRASIL. Rede Global de Bancos de Leite Humano. Doação de leite humano. < Disponível em https://rblh.fiocruz.br/doacao-de-leite-humano-0> Acesso em 14/11/2020.

Imagem: Envato Elements