A introdução alimentar é um momento muito esperado, a ansiedade em introduzir os alimentos podem causar inúmeras alterações.

O que é mais indicado para a fase?

  1. Não misture as frutas nem os legumes para melhor aceitação o indicado é iniciar um alimento por vez, sem misturas isso irá ajudar também identificar alergia alimentar.  
  2. Mude a consistência dos alimentos gradativamente, pois nessa fase ainda está aprendendo a mastigar.
  3. Não utilize de liquidificador ou peneira. O ideal é que amasse os alimentos para que não tenha a quebra de nutrientes.  
  4. Conter o mínimo de condimentos possíveis. Saiba que sal existe nos alimentos como Alho e cebola, então deve utilizar o mínimo possível.
  5. Oferecer pequenas quantidades. O bebê come pouco mesmo, com 6 meses o volume do seu estômago é de cerca 3 colheres de sopa e vai aumentando pouco a pouco. Introduzir mais do que o corpo aguente ou oferecer alimentos antes da idade pode dilatar o estômago do bebê e tambpem desenvolver refluxo gastroesofagicos.

DICA:

é normal a rejeição de alimentos nas primeiras vezes que oferecer, pois a criança não está habituada a isso e seu estômago irá aguentar cerca de 3 colheres de sopa apenas. Calma que dará tudo certo!

Programa Alô Mãe