
Dicas para ajudar a desfraldar a criança
- 17/11/2018
- 2
O momento ideal para o desfralde é um dilema para os pais e cuidadores. Saiba que a paciência e a perseverança são os principais passos para ter sucesso nessa etapa.
A retirada das fraldas é um processo evolutivo que pode depender do peso de nascimento, sexo, raça e diferenças culturais. Uma criança com desenvolvimento saudável pode iniciar o controle dos esfíncteres a partir dos 18 meses (um ano e meio) de vida. Nesta fase, já há maturação fisiológica adequada, mas o interesse e a aptidão psicossocial da criança precisam ser avaliados.
A idade, separadamente, não é um bom indicador do preparo de uma criança para começar o treinamento esfincteriano.
O processo depende de algumas habilidades, como por exemplo: sentar, levantar e caminhar para poder dirigir-se ao banheiro; falar para demonstrar suas necessidades; saber tirar a roupa para evacuar e urinar em local adequado.
Como ajudar?
- Para iniciar, opte por dias quentes;
- Explique os motivos que a criança precisa usar o vaso sanitário ou urinol;
- Converse com a criança, explique que ela tem que avisar quando quiser urinar ou evacuar;
- Procure tirar a fralda durante o dia, só tire a noite quando a criança tiver controle de suas vontades;
- Deixe a criança com roupas leves;
- Não dê tchau para as fezes, pode associar a uma perda e travar o intestino;
Procure não oferecer muito líquidos durante á noite. - Estipule um tempo (cerca de 1 hora) para leva-lo ao banheiro, pois se a criança não pedir ajudar e precisar dela, isso fará a aprender a observar o momento que terá que ir;
Cuidado! O treinamento precoce pode apresentar, com maior freqüência, infecção do trato urinário, constipação e sintomas de disfunção miccional (incontinência urinária, manobras de contenção, enurese, urgência miccional).
Fonte:
MOTA, Denise Marques; BARROS, Aluisio Jardim Dornellas. Treinamento esfincteriano precoce: prevalência, características materna da criança e fatores associados numa coorte de nascimentos. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 8, n. 1, Mar. 2008 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-38292008000100012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 nov de 2018.
Elisangela da silva
Eu gostaria de saber qual a maneira certa de tirar a fralda de uma criança de 2 anos que nao fala, so fala o basico , mama, da´,nao,Ele me ignora quando falo,penso que nao me entendi.
Alô Mãe Paulistana
Olá Elisangela, tudo bem?
O processo do desfralde é o mesmo explicado no texto. Nesta idade, a criança já deveria formular algumas frases, porém, algumas crianças demoram mais, o importante é relatar ao médico que faz o acompanhamento do seu bebê. Voltando sobre o desfralde: determine alguns horários para leva-lo ao banheiro ou peniquinho; deixe-o sentado o tempo necessário; comemore junto a criança quando conseguir fazer o xixi e o coco; e por mais que ele não fale, ele entende. Então continue com as tentativas, é algo cansativo para os pais, principalmente quando a criança demora para sair da fralda, mas não desanime, no momento certo, ele estará indo ao banheiro sozinho. Para orientações mais detalhadas, entre em contato conosco no nosso 0800 200 02 02 de seg à sex das 08h às 20h e aos sábados das 08h às 17h, temos uma equipe com enfermeiros treinados para te atender.
Atenciosamente equipe Alô Mãe.