Essa é uma dúvida muito comum, pois muitas vezes aprendemos com nossas mães e avós que além da amamentação devemos ofertar água e chás.

Antes de mais nada, vamos compreender a composição do leite materno.

Nos primeiros dias 1º a 5º, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro.

Depois muda para fase de Leite de Transição, a mama fica mais cheia, firme e pesada. A composição do leite muda gradativalemente.

Por último fase do Leite Maduro, produzido a partir de 2 semanas, contendo todas os nutrientes necessários. Nessa fase o leite possui: no início da mamada proteínas, vitaminas, minerais e água e no final da mamada gorduras. Por isso é importante que a criança consiga mamar de forma a esvaziar totalmente a mama, assim receberá todos os nutrientes.

Vale lembrar que a mãe é capaz de produzir cerca de 800 ml de leite por dia, e muitas vezes produz a mais do que o necessário para o seu bebê.

Quando dar água?

O bebê em aleitamento materno exclusivo a livre demanda do nascimento até o 6º mês, não necessita de água pois o leite materno como já vimos suprirá essa necessidade de hidratação.

Porém ao iniciar a introdução alimentar com as papinhas deve-se ofertar água no intervalo das refeições.

De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Crianças de 0 a 6 meses que recebem apenas fórmula infantil como alimentação devem ser hidratadas com água no intervalo das mamadas.

Como?

A quantidade de água varia de acordo com a idade.

Criança de 0 a 6º que se alimenta com fórmula infantil: apenas cerca de 700 ml de água por dia.

Crianças de 7 a 12 meses: devem receber cerca de 800 ml água por dia.

Crianças de 1 a 3 anos: cerca de 1,3L de água por dia.

 

Referências

Cartilha da amamentação. < Disponível em https://www.santacasasp.org.br/portal/site/pub/12736/cartilha-de-amamentacao>

MINISTÉRIO DA SAÚDE. CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA. Saúde da Criança – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, Brasília, 2015. < Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf>

Sociedade Brasileira de Pediatra. Qual a quantidade de água que bebês e crianças precisam tomar? 05/02/2018 <Disponível em https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/qual-a-quantidade-de-agua-que-bebes-e-criancas-precisam-tomar/> Acesso em 12/02/2020.