Não é só o bebê que necessita de cuidados e atenção, a mãe também precisa e muito.

Entende-se por puerpério o momento da saída da placenta, chamada de dequitação, até a primeira ovulação nas mulheres, que acontecem 6 á 8 semanas após o nascimento do bebê.  

Nesse momento acontece grande mudanças físicas e psíquicas. Deve ser conversado com o médico sobre métodos contraceptivos e também sobre as recomendações.

Cuidados

Parto Normal

  • Corte próximo à vagina (episiotomia) , deve ser mantido limpa com sabonete neutro durante o banho e após as necessidades. Sempre secando bem o local após a limpeza. É normal que o local fique dolorido, porém se ficar muito inchado e dolorido buscar atendimento médico. Fique tranquila pois os pontos caem sozinhos.
  • Cólicas, as vezes durante a amamentação pode aumentar. Isso é normal, devido a liberação de hormônios.

Parto Cesárea

  • Deve manter o local limpo e seco. Durante os banho lavar com sabonete neutro e glicerinado. Os pontos deverão ser retirados conforme a recomendação médica (geralmente 8 a 10 dias após o parto na unidade de saúde (UBS). Se aparecer inchado, saindo secreção amarelada com ou sem sangue, deve buscar atendimento médico para avaliar.

Em ambos os partos

  • Cólicas, as vezes durante a amamentação pode aumentar. Isso é normal, devido a liberação de hormônios.
  • Sangramento vaginal vai diminuindo e clareando. Se apresentar dor, um cheio forte e febre deve buscar atendimento médico para avaliação.

Programa Alô Mãe