O nascimento de um filho, além de encher a família de alegria, é um momento que a atenção se volta para o bebê. Mas durante este período, o cuidado com a mãe é muito importante. Ela também passou por momentos intensos, em alguns casos até por uma cirurgia, como em um parto cesáreo.

O período após o parto, chamado puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres num curto espaço de tempo. Juntas, essas características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde do seu bebê e dela própria nesta fase inicial da maternidade.

Importante destacar alguns cuidados simples, mas fundamentais com a cicatriz da cesárea para evitar infecções, rompimento dos pontos cirúrgicos e proporcionar uma cicatrização adequada.

  • Mantenha a cicatriz bem limpa, lavando com sabonete durante o banho e secando-a bem.
  • No pós-parto a pele da barriga costuma ficar flácida por alguns dias, podendo cobrir o corte da cesárea. Se a barriga formar uma dobra sobre a cicatriz, após o banho deite-se e observe se a cicatriz está bem seca antes de vestir a roupa.
  • Os pontos deverão ser retirados de 8 a 10 dias, na Unidade de Saúde.
  • Antes disso, se você observar sangramento, vermelhidão, calor ou saída de secreção do local do corte procure avaliação profissional. Pode ser início de uma infecção que deverá ser tratada.

 

Fonte

Blog da Saúde – MINISTÉRIO DA SAÚDE http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50212-puerperio-periodo-pos-parto-requer-cuidados-especiais