Na vida intrauterina o cordão umbilical é a forma de alimentação do bebê, através vasos sanguíneos. O cordão umbilical contém duas artérias, uma veia e também uma “geleia”. Essa “geleia” que não deve ser retirada, pois ela é importante para evitar sangramento do coto umbilical.

O Coto umbilical nada mais é que uma parte do cordão umbilical. Irá secar após alguns dias do parto, formando então o umbigo do bebê.

Nos primeiros meses, é normal apresentar hérnia umbilical. É um processo fisiológico, e isso acontece devido o rápido desenvolvimento intrauterino e pouco espaço para os órgãos ficarem no lugar correto. Com o crescimento e o desenvolvimento do bebê, a musculatura se fortalece e o umbigo tende a involuir, ficando plano e depois “fundo”.

Fase de cicatrização

Nas primeiras horas após o nascimento, o coto é branco-azulado e brilhante. A partir do segundo dia, começa a secar, ficando cada vez mais escurecido até o seu completo desprendimento.

Queda do coto umbilical 

A queda do coto umbilical geralmente ocorre na primeira semana, podendo durar cerca de 20 dias.

Cuidado com a limpeza do coto umbilical

  • Lavar bem as mãos.
  • Com algodão ou também com cotonete ou gaze, molhado com álcool 70% (Álcool 70% pode ser encontrado em farmácias, caso o hospital não disponibilize).
  • Limpar bem toda área do umbigo do bebê. (normal que o bebe chore, devido o álcool ser frio).
  • Não use gaze e nem faixa para cobrir o coto umbilical. Isso não causa nenhum benefício, pelo contrario, podem causar irritação e infecções sérias, como o Tétano neonatal.
  • Não deixe a fralda em cima do umbigo, Faça uma dobra, deixando para baixo do umbigo (colocar em cima pode atrasar a cicatrização e com o atrito acontecer machucar o local, causando pequenos sangramentos).

O coto umbilical é uma porta de entrada de bactérias. Se a bactéria causadora de doença entrar no coto umbilical, o bebê corre o risco de desenvolver algumas infecções e dentre elas o TÉTANO NEONATAL (o conhecido também como o mal de sete dias).

O que é tétano Neonatal?

O tétano é uma doença causada por uma bactéria que vive na terra, em fezes de animais, na pele, na poeira, em pregos enferrujados, em galhos de árvores, em instrumentos de trabalho não esterilizados, em espinhos, etc. Sua manifestação pode acontecer até 28 dias após o parto.

Pode acontecer por falta de higiene ao realizar a limpeza, por não realizar a limpeza corretamente, falta de vacina materna contra tétano e por colocar substâncias no umbigo do bebê (moedas, pó de sola de sapato, fumo de corda, pena de galinha, teia de aranha, borra de café, cinzas, e fezes de animais).

Quando buscar atendimento médico?

Em caso de:

  • Mau cheiro
  • Vermelho
  • Inchado ou bem estufado
  • Sangrando
  • Secreção (Pus)
  • Se não cair até 21 dias

Sinais de alerta!

Na presença de um dos sintomas citados abaixo , procure a Unidade de Saúde mais próxima imediatamente:
Vermelhidão da pele em redor do coto;
Presença de secreção com mau cheiro ou pus em redor do coto.

Fonte: A Saúde do Coto Umbilical. Disponível em: http://www.uesb.br/links/2012/02/saude_colo_umbilical.pdf.