1 a 2 meses: o bebê gosta quando é colocado em várias posições e quando lhe mostram objetos coloridos. Assusta-se ou chora quando ouve sons fortes. No colo da mãe, o bebê sente-se seguro e protegido. Gosta de ver o rosto da mãe e de olhar em seus olhos. O bebê também gosta muito quando os pais brincam e conversam com ele.

3 a 4 meses: já está bem mais ativo e olha para quem o observa, acompanha com o olhar e responde com balbucios quando alguém brinca com ele. Gosta de olhar para as mãos e colocá-las na boca. Busca a direção dos sons. Atenção, nessa fase o bebê já não fica quieto e pode cair da cama, mesa, etc. É preciso redobrar a atenção para evitar quedas.

5 a 6 meses: começa a rolar, senta com apoio e leva os pés à boca, por isso deve ser colocado no chão para que possa se movimentar sem perigo de cair. Quando ouve uma voz, procura-a com o olhar. Pode aparecer o primeiro dentinho. Conversar com o bebê ajuda-o a aprender a falar. Vira a cabeça procurando a direção de vozes.

10 a 12 meses: o bebê gosta de imitar os pais, dar tchau, bater palmas. Começa a falar, do seu jeito, algumas palavras. Aponta para o que quer e pega os objetos com o polegar e o indicador. Engatinha e gosta de ficar em pé, segurando-se nos móveis ou nas pessoas, podendo até andar com apoio.

13 a 18 meses: a criança está cada vez mais independente quer comer sozinha e se reconhece no espelho. Fala algumas palavras e, às vezes, frases curtas. Anda e da alguns passos sozinho.

19 meses a 2 anos: a criança brinca com vários objetos e gosta de brincar perto de outras crianças. Anda com segurança e dá pequenas corridas.

Enfª Orientadora Kelly Santos Silva

Fonte:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/menina_final.pdf